Remédios Caseiros

Fique alerta! Remédio para dor de dente pode não funcionar

Por Redação Doutíssima 07/05/2015

Diante de uma dor de dente, a maioria das pessoas pensa em remédios caseiros que possam resolver o problema imediatamente, especialmente se é durante um final de semana, no meio da noite ou em um lugar de difícil acesso a atendimento. Mas será que, entre medidas caseiras, existe um remédio para dor de dente?

A resposta é não. Não há comprovação de que existam remédios caseiros para combater a dor de dente, de acordo com o especialista em Endodontia e Cirurgia Paraendôntica pela Uerj, Ermelindo Antônio Radetic.

Apesar disso, ele lembra que, especialmente em cidades de interior, as pessoas costumam ferver folhas de malva ou de batata doce e fazer bochechos quentes para aliviar a dor.

Para evitar comportamentos inseguros, o especialista destaca a importância em buscar ajuda de um profissional da odontologia, mesmo que se recorra a algum remédio para dor de dente caseiro.

remedio-para-dor-de-dente

Origem da dor de dente pode indicar problema mais sério e precisa ser investigada. Foto: iStock, Getty Images

Quando remédio para dor de dente não adianta

Quando a dor torna-se insuportável, acrescenta o endodontista, deve-se imediatamente procurar o auxílio de um profissional de saúde. As causas da dor podem sinalizar complicações que somente um remédio para dor de dente não vai resolver.

As pessoas que apresentam dores de dente podem estar sofrendo de problemas como cárie, pulpite (inflamação aguda da polpa dentária devida a cárie profunda ou a traumatismo), gengivite (inflamação da gengiva) e pericementite (inflamação do ligamento periodontal).

Em qualquer um desses casos, será praticamente impossível resolver o problema com técnicas caseiras de remédio para dor de dente, como afirma Radetic, que também é professor de Endodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) do Rio de Janeiro e Mestre em Endodontia.

As complicações resultantes de dores de dente podem ser prevenidas, de acordo com o especialista. Uma vida regrada, com alimentação saudável e sem excessos pode ajudar nesse quadro preventivo.

Para não precisar de remédio para dor de dente

Além da higiene bucal adequada, como escovar os dentes e usar o fio dental sempre depois de qualquer refeição, é importante manter visitas periódicas ao dentista. É ele quem vai sinalizar possíveis problemas que, se forem detectados logo, não vão evoluir.

Prestando atenção a esses cuidados básicos, dificilmente se pensará em remédio para dor de dente.

Segundo Radetic, no geral, existe uma faixa etária mais propensa a ter dores de dente. “São as pessoas com idade entre 10 e 35 anos. A falta de orientação para uma higiene bucal adequada pode ter consequências sérias. As pessoas, tanto pela falta de orientação como pela falta de recursos, podem sofrer mais com problemas odontológicos”, conclui o especialista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!