[the_ad_group id="16403"]
Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para otite

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

A otite é uma infecção que ocorre no espaço atrás do tímpano, que é chamado de ouvido médio. Seu principal sintoma é aquela irritante, desconfortável e aguda dor de ouvido, que nunca dá trégua. Felizmente, é possível aliviar os desagradáveis sintomas dessa infecção com alguns remédios caseiros e naturais.

otite

Remédios caseiros agem pontualmente aliviando a dor da infecção. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a otite

 

As infecções de ouvido são mais suscetíveis de ocorrer após uma infecção respiratória, como um resfriado, infecção de garganta ou ataque de alergia, já que o tubo que liga a garganta e do ouvido médio incha e impede a entrada de ar no ouvido. Isto pode criar uma sucção, que puxa o fluido para dentro do espaço do ouvido médio, permitindo que os vírus ou bactérias possam crescer e causar uma infecção – a otite.

 

Alguns sinais comuns de que alguém está com otite são, além da dor no ouvido, dificuldade para dormir, dor de cabeça, má resposta aos sons, febre alta e até mesmo vômitos e diarreia. As crianças são mais suscetíveis que os adultos, por isso, sempre que a dor devido a aparecer, é preciso ter métodos na manga para aliviá-la rapidamente. Alguns remédios caseiros são ótimas maneiras de controlar uma otite – conheça os melhores abaixo.

 

Melhores remédios caseiros para tratar a otite

 

Sal

 

O sal é provavelmente o remédio mais fácil de encontrar. Aqueça uma xícara de sal no microondas ou em banho-maria por cerca de três a cinco minutos. Coloque o sal quente dentro de um pano grosso ou meia. Feche a extremidade aberta com um elástico ou dê um nó.

 

Agora basta deitar e colocar o pano sobre a orelha afetada por cinco a 10 minutos. Repita este remédio diariamente, quantas vezes for necessário. O calor gerado a partir do pano ajudará a tirar o líquido do ouvido e aliviar o inchaço e a dor.

 

Alho

 

O alho tem propriedades antimicrobianas, e por isso é altamente eficaz no tratamento da otite. Existem algumas maneiras de usar o alho como um tratamento caseiro. Faça óleo de alho, cozinhando dois dentes de alho em duas colheres de sopa de óleo de gergelim ou de mostarda, até que fique escuro. Coe a solução e use duas a quatro gotas de óleo de alho morno no ouvido infectado, com o auxílio de um conta-gotas.

 

Você também pode ferver dois ou três dentes de alho em água por cinco minutos e, em seguida, esmagá-los e adicionar um pouco de sal. Coloque a mistura em um pano limpo e deixe-o junto ao ouvido afetado. Consumir dois a três dentes de alho cru por dia também ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

 

Óleo de melaleuca (tea tree oil)

 

As propriedades antibacterianas leves presentes no óleo de melaleuca, ou tea tree oil, aliviam imediatamente a dor de ouvido. Para tratar uma infecção no ouvido, misture três gotas do óleo, duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e uma colher de chá de vinagre de maçã.

 

Aqueça a mistura ligeiramente. Deite-se de lado com a cabeça em uma toalha. Usando um conta-gotas, coloque duas gotas da mistura e deixe descansar por cinco minutos. Siga este remédio duas a três vezes por dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]