Remédios Caseiros

Centella asiática: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 25/01/2015

No mundo do emagrecimento, sempre tem a planta da vez, e a centella asiática é uma delas, que promete muitos benefícios para ter um corpo mais bonito. Porém, ela possui outras propriedades que lhe fornecem efeitos curativos, e que pouca gente conhece.

Centella Asiatica

Planta atua também no combate à celulite, entre outras propriedades. Foto: iStock, Getty Images

A centella asiática é uma planta conhecida em diversas partes do mundo como gotu kola e possui folhas em forma de leque e pequenas flores que variam entre branco e rosa.

Centella asiática e estudos científicos

 

Os curandeiros tradicionais da China e da Índia valorizam muito as folhas e os caules desta planta por suas propriedades medicinais, algumas delas confirmadas em estudos científicos.

Em sua composição química, é possível encontrar muitos elementos que podem ter efeitos positivos no organismo. Os triterpenos, por exemplo, são os principais responsáveis pela atividade medicinal da planta.

No entanto, a centella asiática possui mais de 70 ingredientes, incluindo poliacetilenos, flavonoides flavonas, esteróis e lipídios. Um estudo pioneiro revelou a presença de aminoácidos, flavonoides alcaloides, ácidos gordos, esteróis, sacarídeos e sais inorgânicos.

Com isso, é possível considerar a centella asiática uma planta com ação ansiolítica, antioxidante, antiúlcera, e anti-inflamatória. Historicamente, ela tem sido utilizada para problemas crônicos da pele, incluindo a psoríase e a lepra, abcessos, sífilis, hepatite, úlcera gástrica, reumatismo, fadiga mental, diarreia, febre e asma.  

Mas pesquisas modernas indicam que ela pode ajudar em casos de distúrbios dos vasos sanguíneos, como varizes, e em casos de fadiga mental, reduzir a ansiedade e insônia. Alguns especialistas acreditam que pode atuar na prevenção de Alzheimer. Veja quais são os remédios caseiros usando centella asiática mais comuns.

Remédios caseiros com centella asiática

 

1. Chá

 

Em muitas condições que podem ser beneficiadas pela planta, é possível usar a sua infusão para obter os resultados desejados. Isso pode ser especialmente eficaz em casos de estresse, depressão, cansaço, mas também atua muito bem para problemas de pele e reumatismo.

Para a preparação do chá, basta usar uma colher de chá da planta, colocar em uma xícara e cobrir com água fervente. Deixe em infusão por pelo menos 15 minutos, antes de coar e beber este chá. Você deve beber este remédio caseiro diariamente para sentir os resultados.

2. Tintura

 

Outra forma de usar a planta é em sua forma mais concentrada, através da tintura. Você pode encontrar este remédio em lojas de produtos naturais ou fazer em casa. Para a preparação da tintura de centella asiática, você vai precisar de 200 gramas da planta, colocar em um vidro escuro e cobrir com vodka.

Deixe a tintura descansar por duas semanas e depois deste tempo, coe e coloque em um recipiente que tenha um dosador conta-gotas. Você deve consumir cerca de 50 gotas de tintura, 3 vezes ao dia.

3. Gel redutor

 

Uma das propriedades mais famosas desta planta é o seu efeito sobre a celulite. Por isso, você pode preparar um gel redutor de celulites usando-a como base e outros ingredientes que potencializam o seu efeito.

Você vai precisar de uma base gel, 2 gramas de cânfora, 1 grama de mentol, 30 gramas de estrato glicólico de centella asiática, 15 ml de água destilada e um frasco. Basta misturar todos os ingredientes e guardar em um frasco bem vedado. Para utilizar, basta aplicar o gel, fazendo massagem em movimentos circulares por alguns minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!