A zedoária é uma planta originária da Ásia, e que chegou ao Brasil há alguns séculos, através dos portugueses que colonizaram o país. Atualmente, é encontrada em diversos locais do mundo, como no próprio Brasil, no Japão, nas Filipinas e na China – normalmente em países que possuem clima tropical.
Trata-se de uma planta que possui inúmeras propriedades medicinais, e por isso é muito utilizada no preparo de remédios caseiros para curar as mais diversas doenças e condições. Quer conhecer um pouco mais sobre ela?
Propriedades medicinais da zedoária?
É no rizoma da zedoária que se concentram a maior parte de suas propriedades medicinais. Trata-se de uma planta riquíssima em diversos compostos benéficos ao organismo, tais como as vitaminas do complexo B, especialmente a B1, a B2 e a B6, além de diversos minerais como o cálcio, o ferro, o magnésio, o sódio, o fósforo e o potássio.
Em razão de todas essas substâncias, a zedoária é bastante conhecida por suas propriedades antissépticas, aromáticas, carminativas, digestivas, antiasmáticas, antirreumáticas, restauradoras e antioxidantes, dentre outras.
Seu uso é recomendável para o tratamento de condições médicas como a bronquite, as úlceras gástricas e a insônia. Além disso, a planta é capaz até mesmo de reduzir os níveis de colesterol ruim na circulação sanguínea.
Saiba mais sobre as indicações da zedoária
Como a zedoária possui diversas substâncias que são benéficas ao organismo humano, o que resulta em diversas propriedades essenciais para atacar condições e doenças, essa planta é capaz de auxiliar com diversos problemas. Confira abaixo.
1. Bronquite
Dentre as propriedades da zedoária estão a antiasmática e a febrífuga. Por isso, essa é uma excelente alternativa para tratar as mais diversas condições relacionadas com o sistema respiratório, tais como bronquites, resfriados, gripes, asma e tosse, auxiliando no alívio dos sintomas.
2. Gases
Esta planta é ótima na prevenção à flatulência.
3. Cálculos Renais
A maior parte das condições relacionadas ao sistema renal podem ser tratadas com o uso desta planta, já que ela é excelente para essa finalidade. Portanto, se você quer aliviar os sintomas de cálculos renais, considere fortemente o uso dessa planta como um remédio caseiro.
4.Quimioterapia
A quimioterapia é um dos tratamentos mais utilizados no combate ao câncer, e acredita-se que a ingestão da zedoária é capaz de potencializar os resultados desse tratamento. Todavia, ainda não há uma comprovação científica relativamente a essa teoria.
Contraindicações
A zedoária não é indicada para mulheres grávidas, sobretudo nos três primeiros meses de gestação. Além disso, como o rizoma da planta é sensível à luz, não se recomenda a ingestão em locais e ambientes externos.
É possível fazer diversas fórmulas para o uso desta planta, até mesmo tinturas. No entanto, o modo mais conhecido de consumi-la é através de seu chá.
Para fazê-lo, adicione duas colheres de zedoária em um litro de água mineral, deixando cozinhar por 10 minutos depois que a mistura entrar em ebulição. Após, retire do fogo e deixe em repouso, por mais 10 minutos. Agora é só coar e beber, uma a duas vezes por dia.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!