Muitas pessoas estão buscando fazer algumas substituições em seus hábitos alimentares, e mudar o óleo refinado comum para o óleo de canola é uma delas. Mas este óleo pode contribuir com muito além do que imaginamos, já que pode atuar contra diversas complicações da saúde.
O óleo de canola é feito a partir das sementes esmagadas da planta de Canola, que é uma parte da família Brassica. Alguns vegetais, como couve, couve-flor e brócolis, também fazem parte da mesma família.
A planta de canola é muito perfumada e possui flores amarelas. As sementes maduras são esmagadas para extrair o óleo, que é então refinado, engarrafado e vendido como óleo para uso externo, bem como o consumo.
Óleo de canola: sem gordura trans
O óleo de canola é extremamente benéfico para a saúde, já que contém uma menor quantidade de gordura saturada e não possui gordura trans ou colesterol, tornando-o mais saudável do que o óleo de cozinha tradicional.
É rico em gordura monoinsaturada, reduzindo o risco de doenças coronárias e é uma fonte rica de omega-6, essencial para o crescimento e desenvolvimento do cérebro. Também possui omega-3, que protege o corpo contra acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.
Uma porção de óleo de canola todos os dias, proporciona cerca de um quarto de toda a vitamina E que você precisa. Trata-se de um antioxidante que protege as gorduras e as proteínas do corpo contra danos dos radicais livres.
Por que usar óleo de canola
Os ensaios clínicos revelam que o consumo deste óleo oferece melhorias para a saúde. Veja quais são os benefícios do uso do óleo de canola para incrementar a busca pela qualidade de vida.
Saúde do coração
O óleo de canola tem o nível mais alto de esteróis vegetais. Estudos têm mostrado que os alimentos contendo altas concentrações de esteróis ajudam a reduzir o risco de diversas doenças cardíacas.
Reduz o colesterol
O esterol encontrado no óleo de canola inibe a absorção do colesterol no corpo. Além disso, é rico em gorduras monoinsaturadas, que reduz o LDL (mau colesterol) e aumenta o colesterol bom (HDL). Por consequência, este óleo estimula um perfil lipídico saudável.
Reduz a inflamação
As dores articulares, assim como a rigidez pode ser reduzida com o uso do óleo de canola. Também é útil para pessoas que sofrem uma inflamação devido a artrite crônica. Ainda reduz a inflamação devido à asma e desordens intestinais.
Problemas de pele
O óleo de canola é rico em vitamina E e K, que ajudam a acabar problemas de pele como rugas, linhas finas, acne, manchas etc. Ele é usado como uma base em muitos cremes e loções, uma vez que deixa a pele macia e brilhante.
Hidratação capilar
O óleo extraído das sementes de canola é extremamente benéfico para o cabelo. Os tratamentos de cabelo que usam o óleo quente são um excelente remédio para o ressecamento, quebra e pontas duplas. Além disso, pode atuar eliminando problemas como a caspa, desde que associado com azeite de oliva e óleo de amêndoas.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!