Remédios Caseiros

Chicória: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

chicória, também conhecida como almeirão, é uma planta de talo cilíndrico e flores azuis. Além de um ótimo alimento, é também medicinal. É planta que nasce de forma espontânea em toda a Europa, no norte da África e na Ásia. Também é bastante cultivada no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e Estados do Sul.

chicoria

Muito além da salada, a chicória tem propriedades estimulantes e curativas. Foto: iStock, Getty Images

Chicória já foi considerada afrodisíaca

 

Na Idade Média era considerada uma planta afrodisíaca. No Brasil, a chicória é utilizada principalmente em saladas. Em alguns países da Europa, às vezes, é usada como um substituto para o café.

Antigamente, com esta planta, eram fabricados medicamentos para tratamento da icterícia e das obstruções dos órgãos abdominais. Ainda hoje, são usadas suas folhas para combater males do estômago e diarreias.

Pela torrefação das raízes da chicória é extraído um óleo composto de ácidos acético e valeriânico, acroleína, furfural, álcool furfurílico. Suas raízes torradas e moídas também produzem um líquido que chega a concorrer com o café. Tem também um uso intenso na alimentação dos animais, inclusive as aves domésticas.

Seus princípios ativos são albuminas, celulose, cálcio, carboidratos, cloro, ferro, fósforo, potássio, proteínas, sódio,  silício, vitaminas A, C e complexo B. As propriedades medicinais incluem antiescorbútica, aperiente, depurativa, digestiva, diurética, emenagoga, estomacal, hepática, laxante (leve), mineralizante, tônica, vermífuga.

Indicações de uso da chicória

 

Indicada para afecções da pele, artrite, catarros do pulmão, escarros sanguíneos, escorbuto, estômago, hipocondria, icterícia, inflamação (fígado, intestinos), olhos inflamados, reumatismo, rins, vermes, a chicória pode ser utilizada crua ou cozida, em saladas, chás, sucos ou xaropes.

1. Chá

Coloque sobre uma colher (chá) de raízes secas de chicória, uma xícara de água fervente e mantenha em infusão, tapado, por cerca de 15 minutos. Também pode deixar as raízes curtindo em água durante a madrugada, e fazer o chá com essa água de manhã. Tome de três a quatro xícaras por dia do chá.

2. Xarope

Cozinhe em fogo brando 500g de sumo de raiz fresca e 500g de açúcar, até consistência de xarope. Guarde em um recipiente bem tapado em protegido da luz. Tome 1 colher de café até 3 vezes ao dia.

3. Tintura

Deixe em maceração a raiz picada em rodelas, em aguardente, durante 1 mês. Agite regularmente e coe ao final deste tempo. Utilize em fricções para tonificar os membros paralisados em casos de gota e artrite. Beba uma colher (chá) para dificuldades digestivas ou prisão de ventre. Também tem ação vermífuga.

4 . Café

Para fazer café de raiz de chicória, cortam-se às rodelas e torra-se na frigideira, mexendo sempre até obter cor castanha, mas sem queimar. Depois de esfriar, guarde em frascos herméticos. Para utilizar, tritura-se no moinho do café e coloca-se 3 colheres (chá) do pó obtido por xícara de água quente.

5. Decocção

É feita com a planta inteira, colhida no momento da floração. Utiliza-se 15 a 30 gramas da planta fresca ou seca à sombra, para meio litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver por minutos. Desligue o fogo e mantenha em infusão por mais 15 minutos.

Tome 3 taças por dia para abrir o apetite, combater a anemia, estimular o estômago, o intestino e a secreção biliar, baixar o açúcar no sangue (diabetes), purificar o sangue, o fígado, os rins e dar novo vigor.

A mesma receita também é indicada para combater infecções urinárias, cálculos renais e hepatites, gota e artrite. Na decocção, pode-se ainda utilizar só a raiz.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!