Remédios Caseiros

Veja quais os melhores remédios com ervas para sinusite

Por Redação Doutíssima 15/11/2014

Apesar de não ser uma doença grave, quem sofre com a sinusite sabe os incômodos que ela pode gerar. A doença é uma inflamação dos seios da face, que pode causar dores de cabeça e dificuldade para respirar. Esses sintomas, porém, podem ser amenizados com remédios de ervas para sinusite.

ervas-para-sinusite

Os sintomas da sinusite podem ser amenizados com remédios caseiros. Foto: Shutterstock

A tradição das ervas para sinusite

A doença pode se manifestar de forma aguda, quando há obstrução nasal e presença de secreção amarelada ou esverdeada, dificultando a respiração. Também são comuns a febre, a coriza, cansaço, tosse, dores musculares e perda de apetite. Ou ainda de forma crônica, na qual o principal sintoma é a tosse, que piora quando a pessoa se deita, já que a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais.

As ervas para sinusite são usadas para curar e fazer tratamentos há muitos séculos. Elas ajudam a curar os principais sintomas, mas é importante ressaltar que, se você não notar melhoras, é recomendado procurar um médico especialista para iniciar um tratamento com medicamentos prescritos. Não arrisque tomar esses chás se seu organismo está debilitado.

Conheça as melhores ervas para sinusite

Eucalipto

Conhecido por suas propriedades medicinais, auxilia permitindo melhor respiração e a eliminação das secreções com os vírus e bactérias que nelas se alojam. Por isso, é uma das mais eficientes ervas para sinusite. Use uma colher de sopa para cada litro de água. O eucalipto pode, também, ser usado na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.

Camomila

Além de ser uma das melhores ervas para sinusite, a camomila também traz diversos benefícios que aceleram a cura de resfriados e gripes, condições que pioram os sintomas da doença. Use duas colheres de sopa de flores de camomila para cada litro de água.

Erva cidreira

A erva cidreira é importante para quem está com tosse, que incomoda muito quem sofre da doença e pode também causar dores de garganta. No tratamento natural, a erva cidreira irá aliviar bastante a tosse e as dores na face. Use duas colheres de sopa para cada litro de água. Ferva as folhas, coe e o chá está pronto para beber.

Tomilho

O tomilho é uma das ervas para sinusite com ação desinfetante forte. Sua principal utilização é sob a forma de óleo essencial, para fazer a inalação do vapor.

Menta ou hortelã

Outro tratamento muito eficiente é inserir algumas folhas dessas plantas na sua infusão. Coloque um ou dois litros de água para ferver em uma panela. Quando a água estiver morna, acrescente as ervas. Espere o chá ferver e borbulhar bastante e então desligue o fogo.

O chá está pronto para a inalação e, posteriormente, você pode tomá-lo. Ainda no fogão, coloque um pano ou toalha sobre você e a panela, para que o vapor fique por baixo do pano junto a você e a panela e inale o vapor. Fique inalando esse vapor até notar uma melhora em suas vias respiratórias.


Sites parceiros