Encontrar a cura do câncer é um dos grandes desafios da medicina. Responsável por quase 100 mil mortes por ano no Brasil, é o segundo de doenças que mais mata no país, ficando atrás, apenas, das cerebrovasculares, como o derrame.
Entre 2014 e 2015, 576 mil brasileiros devem ser diagnosticados com algum tipo de câncer, segundo estimativa do Ministério da Saúde. No dia 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, data que serve para alertar a sociedade e médicos sobre a agressividade da doença e discutir sobre as conquistas na busca pela cura do câncer.
Cura do câncer: mama e próstata
O câncer de pele é a neoplasia que mais atinge os brasileiros, com cerca de 180 mil novos casos por ano. Mas é o câncer de mama e próstata que mais matam.
O medo e o descaso com a saúde estão entre os vilões destas doenças. As chances de cura do câncer de mama chegam a 95% e as do de próstata a 90%. Para isso, no entanto, é preciso que o tumor seja detectado precocemente. Daí, a importância da visita regular ao médico e a realização de exames preventivos.
Tratamentos oferecidos pelo SUS
Existe uma lei no Brasil que faz com que uma pessoa tenha acesso ao tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico. Nos grandes centros, esta lei é cumprida com mais facilidade, mas cidades do interior enfrentam dificuldades.
Em todo o país, há 277 hospitais habilitados em oncologia. A lei tenta garantir a cura do câncer da maneira mais efetiva: combatendo o tumor no início.
A busca pela cura do câncer passa por etapas importantes como detecção do tumor, quimioterapia, radioterapia, além de ser necessária a intervenção de uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas. Todo o tratamento pode ser conseguido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Cura do câncer passa pela prevenção
A ciência já sabe que entre 80% e 90% dos casos de cânceres estão relacionados com fatores ambientais. O que deixa claro que manter hábitos saudáveis é a melhor maneira de ficar longe de uma neoplasia. Veja 5 dicas de hábitos que você deve ter para evitar o surgimento de um tumor.
1. Não fume
O tabaco é considerado um dos inimigos, além de ser um dos fatores de risco, o cigarro também é um empecilho no tratamento, pois muitos pacientes não conseguem abandonar o vício.
Ao fumar, mais de 4.700 substâncias tóxicas são liberadas e inaladas pelo fumante. Parte delas têm grande potencial cancerígeno.
2. Mantenha uma alimentação saudável
Uma alimentação balanceada, com muita fruta, verdura, pouco açúcar e óleo, é fundamental para prevenir qualquer tipo de câncer.
3. Faça atividade física regular
A indicação do Ministério da Saúde é a prática diária de, ao menos, 30 minutos de exercícios. Pode ser musculação, natação, pilates ou mesmo uma simples caminhada.
4. Faça exames preventivos
O câncer de próstata e o de mama contam com exames preventivos. Na verdade, eles são capazes de detectar a doença precocemente, o que dá mais chances,ao paciente, da cura.
Tanto a Prova do Antígeno Prostático (PSA) quanto o Papanicolau devem ser feitos com frequência. As mulheres devem fazer, ainda, a mamografia e o autoexame.
5. Use preservativo
A camisinha é uma aliada na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, que está associado diretamente ao câncer de colo de útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!