Para o prazer, não existe idade, por isso, o sexo entre idosos é algo natural e necessário. A Universidade de Manchester, recentemente, realizou uma pesquisa sobre o sexo entre idosos, onde os resultados revelaram que mais da metade dos homens e 31% das mulheres ainda tinham uma vida sexual ativa.
O estudo também descobriu que 31% dos homens e 20% das mulheres gostam de beijos frequentes ou carícias com seus parceiros. Por isso, envelhecer não precisa significar o fim da vida sexual. No entanto, é nesta etapa da vida que é preciso cuidar muito bem da saúde para ter toda a disposição necessária para o sexo entre idosos.
Sexo entre idosos e bem-estar
Cuidar do bem estar depois de uma certa idade é fundamental para ter toda a vitalidade necessária e evitar que problemas comuns relacionados a vida sexual aconteçam, como a impotência.
As mudanças físicas naturais em homens e mulheres, que chegam com a idade, afetam a capacidade de desfrutar do sexo. Uma mulher pode notar mudanças em sua vagina, que pode se tornar mais estreita ou ter menos lubrificação. Essas mudanças podem afetar a função sexual, mas isso não impede que elas façam sexo.
Já quando os homens envelhecem, a impotência, também chamada de disfunção erétil, torna-se mais comum. A disfunção erétil é a perda da capacidade de ter e manter uma ereção durante a relação sexual.
A ereção pode não ser tão firme ou tão intensa quanto costumava ser. A perda de ereção após o orgasmo pode acontecer mais rapidamente, ou pode demorar mais tempo para que outra ereção seja possível.
No entanto, não é preciso se preocupar com estas mudanças inevitáveis que acontecem com o corpo humano, já que existe solução para isso. Além de manter uma boa alimentação e fazer exercícios, estimulando um melhor funcionamento do corpo, é possível buscar auxílio médico para encontrar um tratamento que amenize estas condições.
Quebre o tabu do sexo entre idosos
Muitas pessoas acreditam que sexo entre idosos não é algo possível, mas isso é muito comum e também necessário nesta fase da vida. A necessidade de ter intimidade não possui idade, além disso, sexo entre idosos pode ser muito benéfico, já que ajuda a melhorar a saúde mental e física.
O sexo pode queimar gorduras, fazer com que o cérebro libere endorfinas, e reduzir drasticamente a ansiedade. E, enquanto melhora a saúde, consequentemente, aumenta a expectativa de vida.
Assim como em qualquer outra fase da vida, o sexo entre idosos, também proporciona mais felicidade, neste caso, em especial numa época da vida em que a instabilidade emocional é mais frequente. A prática do sexo na terceira idade ajuda no combate à ansiedade e à depressão.
Como a prática do sexo libera endorfinas, para o sexo entre idosos é ainda mais indicado. O sexo libera endorfinas, que agem como analgésicos naturais, uma vez que adultos mais velhos experimentam dores físicas à medida que envelhecem.
Nos homens, a ejaculação regular pode diminuir o risco de câncer de próstata e estar sexualmente satisfeito também tem sido associado a desfrutar de uma melhor qualidade de vida. O sexo entre idosos pode levar a uma melhor comunicação dentro do relacionamento, fortalecendo seu vínculo e aumentando a intimidade, muitas vezes perdida ao longo dos anos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!