Muitos homens colocam a culpa da impotência sexual na parceira. Atitude que pode desgastar a relação e não ajudar o problema, que mexe na qualidade de vida do casal.
Esta disfunção tem causas variadas, podendo ter origem psicológica, física ou por fatores ambientais. Mas antes de sair brigando com o parceiro, o ideal é conversar e tentar entender o que acontece, porque, com certeza, você não é a culpa da impotência sexual.
Por que a culpa da impotência sexual é da mulher?
1. Medo de não dar conta do recado
Em muitos casos, em especial, no início de relacionamento, o homem pode passar por momentos de disfunção erétil devido à ansiedade e o medo de não satisfazer a mulher.
Muitos acreditam serem incapazes de satisfazer sexualmente aquela mulher. Assim, acabam direcionando a culpa da impotência sexual na nova parceira, mesmo que eles não esbocem isso em palavras.
Nesses casos, a indicação é tentar tranquilizar o homem, mas sem tocar no assunto. Atitudes valem mais do que palavras.
2. Cobrança em casa
Mesmo que para os homens o sexo não seja tão fantasiado na cabeça, como é para as mulheres – para os homens, em geral, o ato sexual é algo quase que mecânico, mesmo que haja envolvimento sentimental –, eles também sofrem com a pressão de dentro de casa.
A culpa da impotência sexual deles muitas vezes é “jogada” contra as mulheres, pois eles alegam que elas só falam de contas, problemas, filhos e isso acaba desviando o foco do sexo.
3. Falta de atração na parceira
Não raro, homens colocam a culpa da impotência sexual na falta de atração na parceira. Esses casos acontecem, principalmente, em casais que estão há tempo juntos e que passam por crise no relacionamento.
Muitas vezes, esse homem até já alimenta uma relação extraconjugal, e não consegue transar com a esposa em casa. Isso é motivo de brigas e frustração para ambos.
4. Quando a parceira diminui a atração por ele
Ao chegar à menopausa, a mulher acaba reduzindo seu apetite sexual. Em muitas mulheres, dor durante o ato não é algo isolado. Muitos homens não compreendem esse momento e acham que suas parceiras perderam o tesão por eles.
Em outros casos, a mulher de fato perdeu o interesse no parceiro, e não consegue esconder isso. Uma das consequências para ambas as situações pode ser a impotência masculina.
A verdadeira culpa da impotência sexual masculina
A impotência sexual masculina pode acontecer devido a todas as situações citadas acima, mas também está ligada a outros fatores muito mais predominantes.
Colesterol elevado, pressão arterial alta, diabetes e disfunção erétil são as causas mais comuns envolvendo problemas de saúde. Assim que tratados, o homem tende a voltar ao normal.
A andropausa, considerada a menopausa do homem, quando os níveis da testosterona ficam reduzidos, também é considerada uma das causas da impotência sexual. O principal hormônio masculino é um dos controladores do apetite sexual dos homens. Em menos quantidade no corpo, pode afetar o sexo.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!