Ter o diagnóstico de que se está com o colesterol total alto é motivo de alerta. Afinal, estar com as taxas de gorduras no sangue alteradas pode significar riscos para desenvolvimento de doenças coronarianas e aterosclerose.
Isso é o endurecimento das paredes dos vasos, causado pela deposição de gordura e colesterol, que é o endurecimento das paredes dos vasos sanguíneos causados pela deposição de gordura.
O taxa alta de colesterol total exige uma mudança de atitude da família diante da comida e dos hábitos de vida.
Como se chega ao colesterol total alto
O colesterol é um tipo de gordura produzido em nosso organismo – 30% do colesterol é ocasionado pela dieta e ele está presente apenas em alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos.
O colesterol tem funções essenciais, como ajudar na produção de hormônio e da vitamina D. Em excesso, no entanto, ele é prejudicial à saúde e um dos principais fatores das doenças cardiovasculares.
O colesterol total alto é a soma feita entre os dois tipos de colesterol presentes no nosso organismo: o LDL, conhecido como “ruim” e o HDL, tido como “bom”.
O problema maior do dessa elevação do colesterol total é que, como ele é uma espécie de gordura, ele é insolúvel no sangue. E, por estar presente na corrente sanguínea, viaja por todo o organismo, podendo ficar depositado em certas partes, como próximo ao coração.
A associação de colesterol total alto, obesidade e diabetes pode ser uma bomba relógio no organismo.
Colesterol total, colesterol bom e colesterol ruim
Como já vimos, o colesterol total alto é a soma dos níveis de LDL e HDL no sangue. Quando o total está alto significa que o LDL está acima de 201. Este colesterol pode se alojar nas artérias e provocar o seu entupimento, gerando uma série de problemas.
Estudos comprovaram que o bom colesterol, o HDL, é capaz de limpar as gorduras das células e, por isso, é benéfico para o organismo. Já o LDL, mau colesterol, faz justamente o contrário. Ele faz com que o colesterol entre e se aloje nas células, fazendo com que o excesso crie placas de gordura nas artérias.
É o clássico “entupimento”, aquele que provoca infarto e pode levar à morte da pessoa.
O que causa colesterol total alto
Há três causas principais para a alteração do colesterol. São elas: fator genético, alteração provocada por outras doenças, como hipotireoidismo, diabetes e doenças nos rins, e, principalmente, má alimentação.
Como o colesterol só é produzido por animais, alimentos como carne, bacon, queijos e derivados devem ser evitados para que a pessoa não fique com o o colesterol total elevado.
Como é feito o tratamento do colesterol total
O tratamento para colesterol total alto pode contar com o auxílio de remédios para controlar as taxas de gordura. A eficácia do tratamento, porém, está vinculada à mudança do estilo de vida do paciente e no controle alimentar.
Evitar o consumo de gordura animal, praticar exercícios físicos, ao menos 30 minutos diários, reduzir o estresse, manter-se magro, controlar a glicose e a pressão arterial são vitais.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!