Amor e Sexo

Sexercise: saiba como manter a forma fazendo sexo

Por Redação Doutíssima 21/02/2015

Se você está com preguiça ou sem tempo para ir à academia ou fazer uma atividade física ao ar livre, que tal praticar o sexercise? A prática recebeu este nome devido a junção do sexo com a atividade física, que na verdade sempre estiveram interligadas.

 

sexercise

Algumas posições sexuais ajudam a fortalecer e tonificar músculos corporais. Foto: iStock, Getty Images

 

Em uma relação sexual, você pode perder até 900 calorias por hora, dependendo da pessoa e da intensidade dos movimentos. Além disso, é comprovado que o sexo estimula a circulação sanguínea e, por isso, previne doenças cardiovasculares.

Além de melhorar a circulação sanguínea, a prática do sexercise estimula ainda mais a liberação de hormônios durante a relação sexual. A testosterona e o estrógeno, por exemplo, fornecem mais energia e favorecem o desenvolvimento dos músculos e a queima de gorduras do corpo.

Enquanto isso, o hormônio da adrenalina melhora a oxigenação do cérebro e de outros órgãos.

A serotonina, conhecida como a substância da felicidade e do bom humor também é liberada durante a prática sexual, assim como a endorfina que proporciona as sensações de prazer e bem-estar.

Portanto, o sexo é uma atividade física completa, já que desenvolve a resistência, a força e a flexibilidade, bem como ajuda a prevenir os radicais livres, alivia dores musculares e fortifica o sistema imunológico.

 

Posições sexuais que favorecem o sexercise

 

A prática do sexercise não é simplesmente fazer sexo. Embora toda relação traga benefícios à saúde, ajude a perder gordura e fortalecer os músculos, algumas posições podem potencializar esses efeitos.

Para fortalecer os braços e pernas, o peitoral e o abdômen, além dos músculos dorsais e lombares, confira as posições mais indicadas:

1. De quatro

É um ótimo exercício tanto para o homem quanto para a mulher. Mesmo estando ajoelhado ou em pé, os movimentos contínuos fortalecem os músculos das pernas e do abdômen. Para trabalhar as coxas, pode-se flexionar os joelhos levemente ao ficar em pé.

2. De pé

Ficar em pé durante o sexo fortalece a musculatura dos glúteos e pernas, além de trabalhar o equilíbrio do casal. Fazer pequenos agachamentos ajuda a fortalecer ainda mais essas regiões.

Para os homens que querem tonificar braços e costas, uma boa pedida é ficar em pé e segurar a mulher enquanto ela entrelaça as pernas em sua cintura.

3. Posição “O missionário”

É uma das mais conhecidas do Kamasutra. Para o homem, ela beneficia os músculos dos braços, pernas e abdômen na medida em que ele se apóia no chão ou na cama.

Já para as mulheres, fortalece o abdômen e barriga devido aos movimentos contínuos para cima e para baixo.

 

Popularização do termo “sexercise”

 

O termo sexercise ainda é pouco mencionado, porém ele passou a ficar mais conhecido em 2005, com o lançamento do livro ‘Sexercise: Faça Musculação Fazendo Sexo’, da autora Iáalia Piniano.

A obra fala do sexo sem preconceito, que proporciona ao casal o condicionamento físico e o bem-estar de ambos.

Um fato curioso e que também trouxe o termo à tona ocorreu entre os anos de 2007 e 2008, quando o serviço de saúde pública da Inglaterra incentivou a prática do sexo com exercício físico para pacientes com problemas cardíacos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!