A micropigmentação é um processo que consiste em desenhar na pele, como se fosse uma tatuagem. No caso da micropigmentação de sobrancelhas, são feitos pequenos fios artificiais entre os naturais para corrigir falhas ou engrossar as sobrancelhas.
Nesta técnica, apenas a parte mais superficial da epiderme, ou seja, da pele é atingida. Portanto, o resultado não é definitivo. Também conhecido pelo nome ‘sobrancelhas fio a fio’, o método dura perfeitamente por um ano. Após esse período, os traços ficam mais fracos e é preciso fazer a manutenção.
Em algumas pessoas, a micropigmentação de sobrancelhas dura entre dois e cinco anos, claro que não perfeitamente como no momento em que foi feita. O custo para fazer o procedimento ainda é elevado e gira em torno dos R$ 400,00.
Para fazer o preenchimento dos fios, o profissional irá utilizar um aparelho semelhante a uma caneta, e algumas pessoas podem sentir dores leves durante a pigmentação. A técnica é ideal para mulheres que estão insatisfeitas com suas sobrancelhas e não têm tempo para maquiá-las todos os dias.
Remoção da micropigmentação de sobrancelhas
O rosto é um local complicado de se fazer qualquer maquiagem ou procedimento definitivo ou pré-definitivo, por isso muitas mulheres têm medo destas técnicas. Por sorte, a micropigmentação de sobrancelhas tem como ser removida, embora os resultados agradem a maioria das usuárias.
É fundamental fazer o procedimento em um salão de beleza ou centro de estética especializado para evitar problemas. Para fazer a despigmentação, será aplicado um ácido sobre a pele pintada, este produto irá acelerar a descamação dos tecidos celulares.
A aplicação do ácido é feita com um demógrafo e uma agulha pente. Geralmente, uma sessão é o suficiente para remover a pigmentação. A pele da região poderá ficar vermelha no dia e, com o tempo, esbranquiçada. Por isso, é importante usar pomadas cicatrizantes.
A despigmentação é a melhor maneira de remover a micropigmentação de sobrancelhas, já que tem efeito rápido e não deixa cicatrizes. Todavia, em casos de a tinta atingir camadas mais profundas da pele, talvez seja necessário recorrer ao tratamento com laser.
Cuidados com a micropigmentação de sobrancelhas
Para evitar problemas, como não gostar do resultado do procedimento ou ter que recorrer à despigmentação, tome alguns cuidados antes de realizar a micropigmentação de sobrancelhas. Confira uma lista com os mais importantes:
1. Simule
Faça uma simulação dos resultados usando um lápis de maquiagem nas sobrancelhas. Se ficar em dúvida se gostou ou não, evite fazer o procedimento.
2. Pesquise
Pesquise salões e profissionais capacitados em fazer a técnica. Visite o lugar antes, converse com clientes do lugar que já fizeram a micropigmentação e tire todas as suas dúvidas com os profissionais.
3. Use pomadas
Depois de fazer a técnica, use pomadas cicatrizantes por pelo menos três dias.
4. Evite o sol
Evite se expor ao sol ou tomar banhos de piscina ou mar por uma semana após a micropigmentação.
5. Evite maquiagem
Procure não usar maquiagens sobre as sobrancelhas depois de aplicar o pigmento.
6. Deixe cicatrizar
Não arranque as cascas que se formarão durante o processo de cicatrização.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!