Maquiagem

Pincéis de maquiagem podem durar mais. Veja dicas de conservação

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

Na hora de fazer a maquiagem, dê uma atenção especial aos pincéis de maquiagem. Ao lado dos itens de pintura propriamente ditos, eles são fundamentais para a saúde da sua pele.

Pincéis de maquiagem são aliados da mulher

Os pincéis de maquiagem são grandes aliados da beleza e muito úteis, deixando de ser ferramentas exclusivas dos maquiadores há muito tempo. O principal motivo disso é que os pincéis de maquiagem ajudam a deixar o make mais bonito, além de trazer um efeito natural ao rosto dando uma finalização impecável.

Ao usar os pincéis diariamente, é preciso lavá-los ao menos uma vez por semana. Foto: Shutterstock

Ao usar os pincéis diariamente, é preciso lavá-los ao menos uma vez por semana. Foto: Shutterstock

Como cuidar dos pincéis de maquiagem

Cuidar bem dos pincéis de maquiagem significa higienizá-los com regularidade. É importante mantê-los sempre secos e em lugar arejado. Mantenha as cerdas bem limpas e intactas. Já a frequência das lavagens vai depender da acuidade do uso.

Ao usar os pincéis de maquiagem diariamente, você deverá lavá-los ao menos uma vez por semana, a fim de que não se acumulem fungos e bactérias, que poderão causar infecções na pele. No entanto, quem não os usa regularmente, poderá fazer a higienização quinzenalmente.

6 razões para conservar os pincéis de maquiagem

Confira seis motivos para praticar a limpeza correta e periódica dos pincéis de maquiagem: 1. Preservar a cor original:não misture cores num mesmo pincel, pois isso pode comprometer o resultado final no seu make, principalmente se for usado para esfumaçar.

Dentre os pincéis de maquiagem, há aqueles que servem para tirar a marcação da maquiagem, desde o limite entre as cores e produtos utilizados. Este pincel delineador também não pode ter resíduos.

2. Evitar contaminação: ao não lavar os pincéis de maquiagem e deixar o resto do produto utilizado nas cerdas, você poderá estar contribuindo para possíveis contaminações. Outro mau hábito é guardá-los ainda molhados ou úmidos.

Lembre-se que todo o instrumento de uso cosmético que tenha contato direto com a pele deve ser higienizado, no mínimo, uma vez por semana. Pode-se usar, para isso, água e sabão. Após, secar muito bem antes guardar os pincéis de maquiagem.

3. Secar corretamente: não adianta lavar corretamente os pincéis de maquiagem se eles não forem muito bem secos. A umidade é a condição preferida dos fungos, por isso, preste muita atenção.

Depois de lavar, enxágue muito bem e, ao terminar, esprema as cerdas, sem torcer, sempre cuidando para que elas permaneçam na posição original. Deixe-os na posição horizontal, sobre uma toalha macia, até secarem completamente.

4. Higienizadores são úteis: higienizadores prontos limpam os pincéis de maquiagem, mas não substituem a limpeza com água e sabonete líquido ou shampoo para bebê. Eles funcionam apenas como quebra-galho nas situações em que lavar é impossível, mas são ótimos para uma limpeza rápida, necessária na hora de trocar a cor de uma sombra, blush ou batom.

Apesar da maioria dos higienizadores terem ação bactericida, às vezes, eles não conseguem retirar completamente o resto de produto que fica em meio às cerdas. Isso só é possível com uma limpeza profunda bem feita.

5. Como guardar:guardeos pincéis de maquiagem totalmente secos e tome cuidado para posicioná-los de forma que as cerdas não fiquem amassadas ou dobradas. Isso vale inclusive para a gaveta.

Existem suportes que imitam copos, há bolsinha de maquiagem ou opte por estojos próprios de enrolar, onde os pincéis de maquiagem ficam individualmente em divisórias.

6. Vida longa: para que os pincéis de maquiagemdurem mais, a fórmula é simples: mantenha-os sempre limpos e secos. Se bem cuidados, os pincéis de maquiagem podem durar muito tempo – alguns há 20 anos e em ótimo estado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como se maquiar no verão

Dicas de maquiagem para as mudanças na pele durante a gravidez

Conheça os 5 pincéis essenciais para maquiagem

Aprenda a usar corretamente pincéis de maquiagem

Como fazer maquiagem metálica

Como fazer maquiagem gótica

Como fazer uma maquiagem igual à da Marilyn Monroe