Nesta época do ano, nada melhor que se refrescar com um picolé. Entretanto, as versões tradicionais de picolés estão cheias de açúcar. Por isso, uma alternativa para quem não quer sair da dieta, é preparar receitas em casa.
Picolés feitos com couve
Por mais que possa soar estranho, é possível fazer picolé com couve, deixando a sobremesa leve e dentro da dieta. Confira:
1. Picolé detox
Esse picolé diminui os efeitos da ressaca após uma festa.
Ingredientes:
1 kiwi médio sem casca
2 cubos de couve previamente congelados
1 colher (sopa) de biomassa de banana verde
6 folhinhas de hortelã
200ml de água de coco
1 colher de sopa de adoçante xilitol ou stévia
Xilitol é um adoçante natural que não eleva os níveis de açúcar no sangue e é encontrado em plantas, frutas e vegetais.
Stévia é uma planta com propriedades diuréticas, mas que normalmente é utilizada como adoçante natural.
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Depois desse processo, coloque nas forminhas de picolé e leva ao congelador da geladeira. Os picolés devem estar prontos após três horas.
2. Picolé verde
Esse picolé tem apenas 110 calorias e ainda conta com as propriedades da couve, que ajuda a eliminar a celulite, gordura e o mau humor.
Ingredientes:
1 folha de couve
1 colher de café de gengibre
1/4 de maçã
6 acerolas
100 ml de água de coco
Modo de preparo:
Deixe as acerolas de lado e bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Depois, pique a acerola e adicione. Após esse processo, coloque em formas de picolés e leve ao congelador por três horas.
A acerola previne gripes e resfriados. Também proporciona resistência muscular.
Não esqueça que toda dieta deve ser acompanhada por um nutricionista, pois esse profissional poderá orientar você a respeito de quais suas reais necessidades. Assim, também pode evitar que aconteçam deficiências nutricionais, que podem levar você a ter problemas de saúde mais sérios.
Cacau e frutas em picolés
Para driblar a vontade do açúcar na hora do sobremesa, você pode optar por fazer as duas receitas que separamos. Confira:
1. Picolé de cacau
Esse picolé tem propriedades antioxidantes, além de saciar a sua vontade de comer doces.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de Teff
2 bananas prata maduras
1 colher (sopa) de cacau em pó
Teff é considerado um “superalimento” por causa das suas propriedades. Esse grão não contém glúten, além de ter níveis elevados de minerais, como cálcio, fósforo e magnésio. Ajuda na recuperação muscular após atividades físicas.
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar cremoso. Coloque nas formas de picolés e deixe no congelador por aproximadamente três horas.
2. Picolé brasileiro
Esse picolé tem apenas 107 calorias, além de contar com as propriedades antibacterianas do manjericão. O manjericão ainda traz benefícios para o coração e previne contra o resfriado.
Ingredientes:
2 fatias de manga
3 fatias de kiwi
10 folhas de manjericão
1 colher (chá) de chia
Chia é uma semente muito usada por antigas civilizações no México. Essa semente tem elementos nutricionais, como cálcio, proteínas, fibras, magnésio, manganês e antioxidantes.
Modo de Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador. Depois desse processo, coloque em formas de picolés e deixe no congelador por três horas.