Dica do Nutricionista

Trigo verde ajuda a emagrecer? Descubra os benefícios e inclua na dieta

Por Redação Doutíssima 25/02/2015

A ciência está sempre atrás de uma novidade que ajuda na perda de peso e da gordura localizada. A última novidade é trigo verde, rico em proteínas, minerais, vitaminas, antioxidades e fibras – até cinco vez mais que o arroz integral – que tem status de super grão. No entanto, não pode ser consumido por quem sofre de doença celíaca, pois contém glúten.

trigo verde

Cereal consumido com frequência por árabes é aliado da perda de gordura corporal. Foto: iStock, Getty Images

Versátil e saboroso, o alimento pode ser usado em várias receitas para ser consumido ao longo do dia. Para se ter ideia do poder desse grão, em apenas um mês de consumo, é possível eliminar até cinco quilos.

 

Trigo verde emagrece, pois oferece maior saciedade

Conhecido como freekeh, o trigo verde tem origem na Síria e é usado na culinária local há milênios. Mas só agora a medicina estética descobriu o poder deste grão.

Rico em fibras, ele tem a capacidade aumentada de promover a saciedade mais rapidamente, o que faz a pessoa reduzir o consumo de outros alimentos.

As mesmas fibras que ajudam na saciedade também proporcionam a melhora do funcionamento do intestino, o que é necessário para que o organismo não entre no ciclo vicioso de reuso dos nutrientes presentes na flora intestinal.

O grão também consegue reduzir a absorção de gorduras. É a combinação de fibra, saciedade e intestino regulado, que ajudam na redução de peso.

Outros benefícios do trigo verde

 

O trigo verde, além de ser um aliado da dieta para perda de peso, também é um parceiro importante nos cuidados com a saúde. Com a redução de gordura localizada. fica mais fácil o controle do diabetes e da hipertensão, dois fatores de risco para problemas cardíacos.

Como tem função probiótica, o grão favorece a flora intestinal, pois promove a fixação e o crescimento das boas bactérias, que ajudam na melhora da digestão. O grão ainda é capaz de fortalecer o sistema imunológico, o que reduz o risco de doenças e infecções.

O alimento é tido como o grão mais rico em zeaxantina e luteína. Isso significa ser um aliado da boa visão. Essas duas substâncias reduzem o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira junto com a catarata e o glaucoma.

Os benefícios do grão não param por aí. Por ser rico em antioxidantes, o grão ainda tem o poder de proteger a pele, evitando o surgimento de manchas e ainda combate o envelhecimento precoce.

Como usar o alimento na dieta

O trigo verde é um grão super versátil e pode ser consumido cozido, misturado com saladas, sopas ou ainda substituindo os carboidratos das refeições, como o arroz, a massa e a batata..

A quantidade consumida por refeição não deve ultrapassar três colheres de sopa por.  Veja duas maneiras de preparo do alimento:

1. Cozimento

Ingredientes:

Trigo

Água

Modo de Preparo:

Misture uma xícara de trigo em duas xícaras e meia de água e leve ao fogo. Deixe ferver durante 15 a 20 minutos ou até o grão amolecer. Coma misturado com outros alimentos.

2. Frigideira

Ingredientes:

Trigo

Água

Sal

Modo de Preparo:

Coloque o trigo verde numa frigideira. Adicione um pouco de água com sal. Mexa até ele ficar dourado. Esse preparo pode ser usado por cima de saladas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!