Criar um filho nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Um dos principais problemas que os pais enfrentam é a falta de diálogo entre as gerações. O relacionamento entre pais e filhos é visto como um grande desafio, mas se você perguntar para os seus pais, vai ver que essa também era uma preocupação comum mesmo naquela época.
O relacionamento entre pais e filhos pode variar dependendo da idade da criança e também da estrutura familiar. Acredita-se que quanto mais diálogo exista entre pais e filhos, melhor será o relacionamento entre eles, principalmente nos momentos mais “tensos”, como a adolescência.
Diálogo no relacionamento entre pais e filhos
Uma pesquisa realizada pela Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, apontou que crianças e adolescentes, que fazem refeições diárias ou têm um momento de diálogo diário e interação com os familiares, podem ter 80% menos chances de envolvimento com atos de violência, drogas, agressões e prostituição.
O relacionamento entre pais e filhos precisa ser baseado no diálogo e também na confiança. Mas é preciso ficar atento: diálogo é uma conversa, e não um monólogo.
O que muitos pais acabam fazendo com os filhos, principalmente os adolescentes, é uma conversa unilateral, sem ouvir as queixas e questionamentos do seu filho.
No relacionamento, precisa haver espaço para a sensibilidade e também para a disponibilidade. É preciso esquecer um pouco as tarefas e afazeres do dia a dia e se concentrar no que importa de verdade: a sua família.
Ser o exemplo no relacionamento entre pais e filhos
De nada adianta ser sensível, ter disponibilidade, e não dar o exemplo no dia a dia. Lembre-se que você é a base para a criação do seu filho. Se você não cumpre aquilo que cobra dele, vai ficar difícil estabelecer um diálogo de confiança, baseado na verdade e na sinceridade.
Pense antes de fazer algo que pode ser questionado pelos seus filhos. Ensinar pelo exemplo é mostrar para as crianças e adolescentes o que é correto e, mais ainda, que você pratica isso no seu dia a dia. Acredite, vai ficar bem mais fácil de cobrar deles depois.
O diálogo melhora o relacionamento entre pais e filhos, mas precisa ser feito no momento certo. Nada de chamar seu filho para conversar no meio de um jantar com pessoas que não são próximas à família.
Isso pode expor a criança e deixá-la envergonhada. A conversa deve ser entre vocês dois, de preferência no quarto da criança ou em um lugar tranquilo e que ela conheça, para se sentir mais segura.
É através do diálogo que você irá conhecer o seu filho melhor e, consequentemente, o relacionamento entre pais e filhos irá melhorar e ficar ainda mais forte. Lembre-se sempre que a família é a referência que a criança ou o adolescente tem.
Dê o exemplo, fale sempre a verdade, admita seus erros, elogie os acertos e seja tolerante. Esses ingredientes irão ajudar muito o relacionamento familiar de vocês.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!