Unhas

Veja como ficar longe do mal da micose de unha

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

A umidade dos pés e mãos, junto com a falta ou higienização incorreta destes locais, pode acabar se transformando em uma micose de unha. O problema é conhecido por onicomicose e é basicamente uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina das unhas.

micose de unha

Secar bem os pés e usar meias de algodão podem ajudar a ficar longe da micose. Foto: iStock, Getty Images

Geralmente, os fungos atingem as unhas dos pés, pois é a região que fica mais próxima do solo e, por consequência, das bactérias e da umidade. Porém, podem haver casos de infecção nas unhas das mãos.

 

Fique longe da micose de unha com cuidados diários

 

A micose de unha é oriunda de fungos presentes no solo, nos animais e também em alicates e utensílios de manicure. Portanto, para evitar ser infectada siga as seguintes instruções:

1. Não divida

Não use toalhas, luvas ou meias emprestadas.

2. Salão

Quando for ao salão fazer as unhas, certifique-se de que o material que usarão em você foi devidamente esterilizado e, se possível, leve seu próprio alicate, lixa e cortador de unhas.

 

3. Banho

 

Seque os espaços entre os dedos da mão e do pé perfeitamente após o banho. Se for preciso, use um secador de cabelo, isso vai evitar que bactérias se alojem no local.

4. Sapatos

Prefira usar sapatos que deixem seus pés transpirarem, e não use nada muito apertado.

5. Sem sapato

Evite andar de pés descalços em locais muito úmidos, até mesmo na praia ou em saunas e clubes.

6. Sol

Depois de usar um sapato fechado, coloque-o no sol.

7. Meias

Opte por meias de algodão, as de sintético ou lã não deixam seus pés transpirarem.

8. Pelos

Fique atenta à saúde do pelo de seu cachorro ou gato, se houver descamação, procure um veterinário.

9. Luvas

Ao lidar com a terra, use luvas de borracha.

 

Evite a micose de unha e as mantenha bonitas

 

A micose de unha deixa-as com um aspecto feio e opaco e, em alguns casos, elas descamam, ficam ocas ou com manchas pretas e amarelas. Os fungos que causam o problema são resistentes e, por vezes, os remédios antifúngicos demoram até um ano para fazer efeito.

Para evitar ser atingida pelo problema e manter suas mãos e pés bem hidratados e saudáveis, existem algumas receitas caseiras que aliadas aos cuidados diários se tornam muito eficientes. Confira:

1. Sabão e vinagre

Sempre antes de fazer as unhas, lave suas mãos ou pés com água e sabonete neutro e passe um algodão com vinagre sobre as unhas. O sabão elimina boa parte das bactérias existentes na pele, enquanto o vinagre recupera o PH natural da pele e da unha.

2. Óleo de gergelim

Depois de lavar as unhas conforme descrito acima, passe um óleo de gergelim ou linhaça nas unhas e dedos. Os ácidos graxos presentes na substância ajudam a evitar a entrada de fungos na pele durante o trabalho da manicure, impedindo assim a micose de unha.

3. Cravo

O óleo de cravo ajuda a restaurar a queratina das unhas, por isso é bom usá-lo depois de retirar o esmalte. A acetona e a lixa causam lesões na queratina que facilitam a ocorrência da micose de unha.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!