Nutrição

Leite de arroz: uma alternativa ao leite de vaca

Por Redação Doutíssima 04/03/2015

O leite de vaca está pode estar presente em praticamente todas as refeições, mas o que fazer quando não se pode consumir esse alimento? O leite de arroz vem a ser uma opção para essa situação.

leite de arroz

Leite feito a partir do arroz é ótima opção para quem segue dieta vegetariana. Foto: iStock, Getty Images

Esse alimento é feito de arroz e é indicado para pessoas que sofrem com intolerância ou alergia a lactose ou a soja.

Antes de começar qualquer dieta, é necessário consultar um médico nutricionista para que ele avalie e identifique suas necessidades nutricionais. Não faça substituições alimentares sem consultar um médico.

Receita de leite de arroz

Veja como esse leite é feito e acrescente na sua dieta.

Ingredientes:

½  xícara de arroz ( branco ou integral)

1,5 litro de água

Modo de Preparo:

Lave bem o arroz. Coloque-o em um panela com água e o deixe de molho por oito horas. Depois desse período, cozinhe por dez minutos o arroz sem acrescentar óleo ou sal. Deixe esfriar por alguns minutos e bata tudo no liquidificador. Coe várias vezes.

Prós e contras do leite de arroz

O leite de arroz apresenta níveis menores de proteínas e cálcio, mas tem colesterol zero e não possui lactose. Esse leite também é indicado para pessoas que apresentam problema no sistema digestivo.

Indivíduos que seguem dietas vegetarianas também podem acrescentar esse leite na dieta, já que é uma opção vegetal. O leite de arroz contém mais carboidratos que o leite de vaca. Essa bebida ainda é livre de antibióticos e hormônios, que são encontrados no leite de origem animal.

Por essa bebida não conter tantas proteínas e cálcio quanto o leite de vaca, é importante que as pessoas que resolverem adicioná-lo na dieta procurem outros alimentos para suprir essa deficiência.

 

Algumas marcas que comercializam o leite à base de arroz já o enriquecem com cálcio, vitamina B, A, D e ferro, para oferecer as mesmas quantidades de nutrientes que o leite de origem animal.

O consumo dessa bebida se torna benéfico para o coração, já que apresenta teor zero de colesterol e baixos níveis de gordura. É bom lembrar que muitas pessoas fazem o leite de arroz em casa e, dessa maneira, essa bebida não tem os nutrientes do leite enriquecido e comercializado.

Ao buscar por marcas que enriquecem o leite de arroz, opte pelas que apresentem teores maior de cálcio, vitamina A e vitamina D.

Por que essas vitaminas são tão importantes para o organismo? A vitamina A está diretamente ligada à visão. Essa vitamina previne contra a cegueira noturna e também previne contra o ressecamento ocular noturno. Além de participar do fortalecimento do sistema imunológico.

A vitamina D é responsável pela absorção de cálcio no intestino e também pela manutenção da estrutura óssea. Também participa dos processos do sistema imunológico, nervoso e na secreção de insulina. A deficiência dessa vitamina, em crianças, pode causar raquitismo.

O cálcio é responsável pelo bom desenvolvimento e funcionamento da estrutura óssea. Também é responsável pela saúde da gengiva e contração muscular. Participa diretamente na contração muscular do coração.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!