[the_ad_group id="16403"]
Amor e Sexo

Há como parar a menstruação? Descubra!

Por Redação Doutíssima 26/03/2015

Muitas mulheres desejam saber como parar a menstruação. Seja para planejar uma noite especial com seu amor ou até devido a incômodos relacionados a esse período, alguns métodos podem ser tentados. Mas será que eles têm resultado? É importante lembrar que, antes de tudo, é necessário buscar uma avaliação médica.

Insatisfação feminina com a menstruação

Para um significativo número de mulheres, a menstruação é um grande incômodo. É o que revela um estudo feito em 2011 pelo Instituto Resulta, em parceira com a empresa Libbs Farmacêutica, com dados coletados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.

 

A pesquisa ouviu 340 mulheres e indicou que muitas delas, com idades entre 18 a 30 anos, gostariam de saber como parar a menstruação e aliviar os seus sintomas. Em números exatos, 40% delas manifestaram essa intenção e 19% admitiram já utilizar um método para isso.

como parar a menstruacao

Os anticoncepcionais podem ser usados com para interromper ciclo menstrual. Foto: iStock, Getty Images

Principais motivos para parar a menstruação

Atrasar ou parar o período menstrual está relacionado a tratar ou prevenir vários sintomas relacionados. Mulheres que possuem alguma condição que pode ser agravada pela menstruação, como a endometriose, a anemia, a asma, a enxaqueca ou a epilepsia, normalmente têm o desejo de evitá-la.

Outras sofrem com os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), que incluem inchaço e mudanças de humor, alguns dias antes de seu período, além de períodos menstruais prolongados, frequentes ou dolorosos.

Também a menstruação é, por vezes, simplesmente inconveniente. É possível querer adiá-la devido a um exame médico importante, evento esportivo, férias ou ocasião especial, como seu casamento ou a lua de mel. Mas, para isso, é preciso ter muito cuidado com o método utilizado. Conte sempre com a orientação médica nesses casos.

Como parar a menstruação

Antes de escolher um método para descobrir como parar a menstruação, é importante consultar o seu ginecologista, que irá recomendar qual é o mais indicado para seu caso.

 

Desde que você tenha um acompanhamento médico na hora de parar a menstruação, não deve ocorrer qualquer problema. A escolha do método irá depender inteiramente das circunstâncias e da sua saúde em geral. Geralmente, especialistas indicam algumas das quatro opções abaixo para dar fim ao ciclo. Confira:

1. Pílulas anticoncepcionais

É possível ser indicada a ingestão contínua de comprimidos anticoncepcionais. Isso significa que, quando o seu ciclo de 21 pílulas terminar, você não irá fazer a pausa recomendada e iniciará uma nova cartela. Assim, não há a pausa necessária para a menstruação.

2. DIU

Outro método para parar a menstruação é através do uso de um DIU hormonal (progesterona). Esse dispositivo, usado para o controle da natalidade, é capaz de diminuir o fluxo e, em muitas mulheres, até mesmo estimular o fim da menstruação.

3. Injeções de progesterona

Além de suprimir a menstruação, também são usadas para contracepção. A dose intramuscular profunda dessas injeções de progesterona a cada 12 semanas possibilita parar a menstruação nesse período. A vantagem de usar injeções é que não será preciso lembrar de tomar a pílula diariamente.

4. Cirurgia

Uma das maneiras mais comuns de colocar fim ao período menstrual é através de cirurgia. Um método comum é a histerectomia, que envolve a remoção do útero e é recomendado para mulheres com períodos menstruais difíceis ​e que já tiveram filhos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]