Amor e Sexo

Homem romântico: basta mandar flores?

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

De uma forma geral, um homem romântico pode ser definido como aquele homem que é perdidamente apaixonado por sua parceira. Durante muitos anos, para ser considerado um homem romântico o parceiro precisava cumprir uma série de “requisitos” que traduziam essa intensa paixão pela sua amada.

Entre estas condições básicas estavam respeitar determinadas tradições, não ultrapassar certos limites, enviar flores para a amada, pedi-la em casamento etc. Será que isso ainda é assim, ou com a natural evolução da sociedade o conceito de homem romântico também evoluiu?

homem romântico

O conceito de romantismo mudou ao longo das décadas com a evolução social. Foto: iStock, Getty Images

Conceito de homem romântico

A verdade é que, nos dias atuais, essas definições mais clássicas sobre o que é ser um homem romântico mudou bastante, assim como mudou a própria concepção da sociedade quanto às relações mantidas entre o homem e a mulher.

Se no passado entendia-se, até mesmo por culpa de uma cultura machista bastante intensa, que a mulher era relativamente dependente do homem, nos dias atuais essa é uma noção já abandonada. É possível perceber, a partir daí, que para ser um homem romântico hoje, primeiro requisito é abandonar essa noção de que a mulher depende do homem.

O que muda no homem romântico de hoje

Como vimos, o homem romântico dos dias atuais precisa aceitar que os relacionamentos evoluíram, e que atualmente para que eles funcionem é necessário que homem e mulher sejam cada vez mais cúmplices e parceiros nas atividades cotidianas.

Quer saber um pouco mais sobre a evolução do conceito de homem romântico nos últimos tempos? Confira abaixo.

Restaurante Caro x Jantar em Casa

Há algumas décadas, levar a amada para jantar em um restaurante caro era algo comentado e admirado pelo público feminino – causando até mesmo inveja nas amigas da privilegiada. Não é o que ocorre nos dias atuais, porém, época em que os homens já mostram mais intimidade com os afazeres domésticos e culinários.

Por isso, um jantar especial a dois, preparado pelo próprio casal, é muito mais sugestivo do que sair e gastar uma fortuna em um restaurante diferenciado.

Casamento x Relacionamento Racional

O homem romântico de tempos trás pediria prontamente sua amada em casamento – não era preciso muito tempo entre o início do relacionamento e o grande dia, as coisas aconteciam de forma bastante acelerada e quem não respeitasse essa regra já era visto com desconfiança.

É algo bastante diferente do que acontece atualmente. Agora o planejamento familiar é feito com muito mais racionalidade, até mesmo pela difusão de informações e dicas para que o casal tenha condições de se manter sem fazer grandes sacrifícios.

Por isso, um homem romântico é aquele que tem noção disso e que espera o momento certo de pedir sua amada em casamento.

Divisão da responsabilidade 

Era comum em outros tempos que a mulher permanecesse em casa cuidando dos afazeres domésticos, enquanto o homem saía para trabalhar e ganhar dinheiro para sustentar a família. Esses eram os termos que definia um homem cumpridor do seu papel, ou seja, um homem romântico.

No presente, porém, essa é uma noção um tanto quanto machista. Para ser um homem romântico hoje, a partir desse ponto de vista, o homem deve aceitar e estimular que a mulher também tenha participação na manutenção da casa. Enfim, o homem romântico é aquele que respeita as escolhas da mulher e segue dando muito carinho. E flores.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!