[the_ad_group id="16401"]
Gravidez e Filhos

Saiba como lidar com a prisão de ventre na gravidez

Por Redação Doutíssima 28/03/2015

Você – ou alguma conhecida – já teve prisão de ventre na gravidez? Apesar de a gestação ser uma das fases mais bonitas na vida de uma mulher, alguns problemas podem deixar esse período bem desconfortável. É o caso da constipação. Mas saiba que essa é uma situação normal que pode ser amenizada com algumas medidas simples.

A prisão de ventre não prejudica o bebê. Quanto a isso, pode ficar tranquila. Mas é importante cuidar de você. O desconforto é na gestante, que pode sentir dores abdominais. Mas se esses sintomas estiverem acompanhados de enjoos ou dores de um lado só do abdômen, procure imediatamente seu médico obstetra.

prisao de ventre na gravidez

Consumo adequado de fibras na gestação pode evitar o incômodo da prisão de ventre. Foto: iStock, Getty Images

Por que ocorre a prisão de ventre na gravidez

A prisão de ventre na gravidez acontece por causa da pressão do útero sobre o reto e também por causa da ação dos hormônios da gravidez, que deixam o trânsito dos alimentos mais lento pelo trato digestivo. Suplementos vitamínicos, comum entre as gestantes, que contenham ferro, podem agravar a situação.

Especialistas afirmam que a prisão de ventre na gravidez é mais um incômodo, um inconveniente, do que uma complicação médica. No entanto, se ela estiver atrapalhando muito a sua vida e a sua rotina, o mais indicado é procurar a orientação de um médico ginecologista. Muitas vezes, pode haver hemorroidas, que podem ser bem doloridas.

O médico é o profissional mais indicado para ajudar a mulher que tem prisão de ventre na gravidez. Jamais tome laxante sem conversar com seu obstetra. Ele pode orientar se será adequado, ou não, trocar o tipo de suplemento vitamínico, caso você esteja tomando algum.

Converse com ele sobre os tipos de produtos ricos em fibras solúveis disponíveis atualmente no mercado. Também observe com atenção o que você come. A alimentação é fundamental e pode ajudar a aliviar os incômodos da prisão de ventre na gravidez, bem como prestar atenção na quantidade de líquido que ingere.

Segundo um estudo publicado em 2011 na Revista Femina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), 50% das gestantes não consomem a quantidade recomendada de fibras na dieta.

Tratamento da prisão de ventre na gravidez

Preste atenção a alguns cuidados que você pode tomar para amenizar os incômodos causados pela constipação durante a gestação.

 

1. Alimentação

A alimentação da gestante deve ser rica em fibras. Coma cereais, pães integrais e frutas diariamente.

2. Líquidos

A grávida deve tomar muito líquido, água ou suco, totalizando até oito copos por dia. Experimente misturar ameixa preta em uma vitamina de mamão e logo verá resultados positivos.

Quem tem dificuldade em beber água, pode tomar chás ou colocar uma rodela de limão ou de laranja em uma jarra com água e tomar aos poucos durante o dia.

3. Exercícios físicos

A atividade física é essencial. Informe-se sobre os tipos de exercícios que podem ser feitos durante a gravidez. Caminhadas, natação, hidroginástica ou ioga atuam no combate à prisão de ventre, sem falar no aumento da disposição. Escolha um profissional que tenha experiência no trabalho com gestantes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]