Remédios Caseiros

Veja os 6 melhores remédios caseiros para acabar com a prisão de ventre

Por Redação Doutíssima 06/12/2014

A prisão de ventre, também conhecida como intestino preso, acontece quando os resíduos de fezes ficam duros e ressecados, dificultando a evacuação. Devido a isso, o estômago fica inchado, causando desconforto e cólicas.

prisao-de-ventre

Remédios caseiros são eficientes para tratar a prisão de ventre. Foto: iStock, Getty Images

Origem da prisão de ventre

 

A falta de fibras na alimentação, falta de atividades físicas, desidratação, entre outros, pode ser responsável pela constipação. Além de reverter esses hábitos que, possivelmente, são a origem da prisão de ventre, você pode tentar uma série de receitas caseiras para tratar a condição. Descubra, abaixo, os melhores remédios naturais para normalizar seus movimentos intestinais.

 

Confira remédios caseiros para prisão de ventre

 

  1. Laranja e mamão

 

Ricas em fibras e antioxidantes, essas frutas, somadas, colocam o intestino para funcionar, evitando a prisão de ventre. No preparo desse suco você precisará de duas laranjas e meio mamão papaia. Descasque e tire as semente de ambos.

 

Extraia o suco das laranjas e leve ao liquidificador junto com o mamão. Bata até misturar bem. Tome esse suco durante três dias seguidos, logo ao acordar e pouco antes de ir dormir.

 

  1. Cáscara sagrada

 

Laxante natural, a cáscara sagrada é muita usada para combater a prisão de ventre e o inchaço abdominal. Coloque cinco colheres (sopa) do pó da casca de cáscara sagrada em uma garrafa de vinho branco, tape e deixe descansar durante 10 dias.

 

Depois desse tempo, coe e beba um cálice dessa mistura todos os dias, até que seu problema tenha sumido. Não beba essa receita quando não estiver com o intestino preso. Grávidas e lactantes não devem fazer esse tratamento.

 

  1. Mingau de aveia

 

Além de baixar os níveis de colesterol, os flocos de aveia presentes no mingau vão soltar seu intestino. Para fazer esse mingau, separe flocos de aveia, água, o suco de um limão e uvas passas. Coloque tudo em uma panela e deixe ferver durante quatro minutos, mexendo até ficar consistente.

 

Coloque em um recipiente e está pronto para comer. Se quiser, ainda pode acrescentar mel, semente de sésamo e pêssego seco. Coma esse mingau no café da manhã, sempre que quiser.

 

  1. Ruibarbo

 

O ruibarbo acaba com a prisão de ventre pois tem propriedades que ajudam o intestino a funcionar corretamente, além de impulsionar os músculos intestinais. Ferva 20 gramas de rizoma seco de ruibarbo em 750 ml de água, tirando do fogo quando ⅓ da água da panela tiver evaporado. Depois, coe e beba 100 ml do chá no começo da noite, até que seu intestino volte a funcionar normalmente.

 

  1. Vitamina

 

Prepare uma vitamina com mamão, iogurte e linhaça, que irá estimular o funcionamento do intestino por causa da grande quantidade de fibras. Bata no liquidificador um copo de iogurte natural e meio de mamão sem casca e sementes. Depois adicione uma colher (sopa) de linhaça e adoce a gosto. Tome essa vitamina todos os dias, em jejum.

 

  1. Beterraba com laranja

 

O suco de beterraba com laranja também é rico em fibras e ajuda a acabar com a prisão de ventre de maneira natural. Extraia o suco de meia beterraba crua e sem casca em uma centrífuga e junte a um copo de suco de laranja. Tome um copo desse suco 20 minutos antes do almoço e jantar por três dias consecutivos. Se quiser potencializar o resultado da receita, consuma chá de jenipapo no decorrer do dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!