Exercícios

Mitos e verdades sobre exercício para perder barriga

Por Giovana Guido 24/04/2015

Quando se pensa em emagrecimento e um corpo dos sonhos, a primeira coisa que se pensa em eliminar é a famigerada barriga. Ninguém quer um abdômen saliente e muitas pessoas não conseguem imaginar outra solução a não ser recorrer a algum tipo de exercício para perder barriga.

 

Acontece que ele pode até funcionar, mas não faz milagres sozinho. Especialistas ensinam como conquistar a barriga sarada que todo mundo deseja e alertam para os cuidados que devem estar associados à prática da atividade física.

exercício para perder barriga

Exercício para perder barriga precisa ser combinado com alimentação saudável. Foto: iStock, Getty Images

O abdominal é o mais conhecido e praticado exercício para perder barriga. É uma das melhores opções para quem deseja definir a barriga. Além de ter uma função estética, os exercícios abdominais têm um papel importante para a saúde.

“O abdômen é o centro de equilíbrio para o corpo. Ao praticar exercícios abdominais a pessoa fica com uma postura melhor, protege órgãos vitais e influencia mecanismos biológicos que são fundamentais”, explica a educadora física, Janaina Placido.

 

Começando um exercício para perder barriga

Quem quiser começar a fazer exercício para perder barriga deve partir da prática de até três vezes por semana. Mas os treinos devem ter intervalos. O mais indicado para o iniciante, diz Janaina, é fazer três séries curtas, sempre dando intervalos entre os dias, pois o que vai dar resultado é praticar o exercício de forma correta.

É importante ter em mente que, antes de começar a prática de exercício para perder barriga, é fundamental procurar a ajuda de um profissional da saúde. É ele quem vai acompanhar o processo no treinamento, identificar a melhor atividade para cada pessoa e, assim, obter resultados e melhorar o condicionamento físico do aluno.

Já quem está acostumado a fazer abdominais, pode aproveitar o momento para variar na intensidade dos exercícios e não se preocupar com a quantidade. Entre os diversos tipos de abdominais existentes, a educadora física sugere os mais tradicionais para quem está iniciando.

“Para quem não costuma fazer essa atividade, o indicado é que sejam realizados abdominais de elevação de tronco ou o abdominal inferior, pois além de serem eficientes, são os mais seguros”, comenta.

Além do exercício para perder barriga

De acordo com Janaina, no período de dois a três meses, quem realizar todos os exercícios corretamente, terá um resultado significativo. “Contudo, o exercício para perder barriga só se torna eficiente quando é associado a outros exercícios aeróbicos e a uma dieta balanceada, pois ele não tem como objetivo a perda de gordura e sim a definição”, lembra Janaina.

O cuidado com a alimentação é fundamental para conquistar a tão sonhada barriga negativa. Conforme a nutricionista especializada em nutrição funcional, pediátrica e fisiologia do exercício, Fernanda Granja, os principais alimentos que contribuem para o inchaço são: leite e derivados, glúten, bebidas alcoólicas, refrigerantes, e ainda os causadores de gases como feijão, frituras, queijo, pão, embutidos (presunto e queijo) e sal em excesso na alimentação.

“À noite, o organismo faz a lipólise, quebra de gordura para gerar energia e, se comermos muito, principalmente alimentos com alto valor calórico e pobre em nutrientes, esse processo não ocorre e o organismo reserva a energia ao invés de queimá-la. Por isso, o ideal é fazer a última refeição três horas antes de dormir”, diz a nutricionista.

Já os óleos de linhaça e coco, quinoa, gergelim, sementes de girassol e chocolate amargo possuem ômegas e minerais que contribuem na queima da gordura corporal. “O azeite de oliva extra virgem, rico em ômega 9, atua na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal, ou seja, o ômega-9 tem o grande poder de afinar a cintura”, conclui Fernanda.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!