Muito se ouve falar dos malefícios que ele causa, mas os benefícios do sol também existem. No dia 3 de maio se comemora o Dia Mundial do Sol, estrela importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do Planeta Terra.
Localizada a aproximadamente 150 milhões de quilômetros da Terra e com uma temperatura que varia entre seis mil e 15 milhões de graus, o astro rei é extremamente importante para a sobrevivência das espécies da Terra, pois a sua luz é a fonte de energia dos seres vivos.
Além do fornecimento de energia, outros benefícios do sol incluem a participação no ciclo da água, fonte de energia alternativa, e, é claro, da importância para a saúde.
Helioterapia, os benefícios do sol
Grande aliado da saúde, o astro rei tem várias radiações, e cada uma exerce seu papel na nossa saúde. Os raios ultravioletas estimulam a produção da vitamina D; a radiação infravermelha estimula o fluxo sanguíneo na superfície do corpo e a radiação visível dá sensação benéfica física e mentalmente.
Mas os benefícios do sol vão além, e já têm até nome na medicina: helioterapia, o uso do poder do sol para a cura, e que não é de hoje. Para se ter uma ideia, na Primeira Guerra Mundial, no Sanatório de Leusin (Suíça), dos 2.167 doentes de tuberculose, 1.746 foram curados completamente com o uso da luz solar.
Além disso, a helioterapia, segundo um estudo publicado em 2008 nos Anais Brasileiros de Dermatologia, é uma das formas mais eficazes – e antigas – de tratar o vitiligo de forma segura, com baixo custo e fácil aceitação. Isso porque a luz ajuda na estimulação de melanócitos na pele lesada pelo problema.
O que você não sabia sobre os benefícios do sol
Existem algumas ações do sol que são surpreendentes e que quase ninguém sabe. Por isso vamos listar algumas delas.
1. Previne o câncer
Por um processo complexo, o corpo transforma a luz solar em vitamina D revitalizante. A falta dessa vitamina está associada ao desenvolvimento do câncer, especialmente ao de mama e ao de cólon.
2. Benefícios para doentes de Alzheimer
Isso mesmo, o sol aumenta a eficiência do sono, reduz a agitação e diminui insônia.
3. Reduz o risco de esclerose múltipla
Essa é uma doença comum em povos que vivem longe da linha do equador. Os níveis de vitamina D da mãe durante a gravidez também influenciam no risco de contrair a esclerose múltipla.
4. No controle da psoríase
Banhos de sol durante quatro semanas diminuem significativamente os sintomas em 84% dos casos.
5. Alivia a depressão
O sol aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bom humor.
6. Mais saúde para os ossos
A vitamina D estimula a absorção de cálcio pelos ossos. Há relação direta entre a densidade óssea e os níveis sanguíneos de vitamina D3.
7. A boa qualidade do sono
A luz solar durante o dia aumenta naturalmente a produção de melatonina durante a noite, o que melhora a qualidade do sono.
Proteção adequada ao sol
Mas atenção, a exposição exagerada pode ser perigosa. A radiação solar pode provocar câncer de pele, insolação, lesões na retina e envelhecimento precoce. Por isso, é bom ir com cuidado, e então se servir apenas dos benefícios do sol.
Você pode se proteger aplicando protetor solar, respeitando os horários de exposição, usando barreiras físicas como chapéus, camisetas para evitar a radiação, a boa alimentação e hidratação. Assim será possível o bom aproveitamento dos benefícios do sol. Proteja-se e aproveite.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!