Usar lubrificante é uma ótima alternativa para aumentar o prazer durante a relação sexual. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, a maior parte das mulheres acredita que o uso do produto contribui para maiores níveis de satisfação durante o sexo.
Entretanto, antes de usá-lo no momento da relação, existe uma série de informações importantes que você precisa saber.
Por que o lubrificante aumenta o prazer sexual?
O produto, em geral, é uma substância colocada para diminuir o atrito entre duas coisas ou superfícies. Assim, no caso da relação sexual, ele serve para diminuir o atrito entre o pênis e a vagina e facilitar a penetração – tornando o sexo mais divertido e sensual.
Uma pesquisa realizada pelo Center of Sexual Health Promotion (CSHP), nos Estados Unidos, entrevistou 2.453 mulheres e confirmou essa impressão. Para 65,5% das mulheres, em 70% das relações que mantiveram, o uso do lubrificante tornou o ato sexual mais prazeroso e confortável.
Lubrificante: conheça os tipos
Embora o mercado esteja cheio de marcas, existem basicamente três tipos. Eles diferenciam-se em razão do ingrediente básico em sua composição e também por suas características particulares. Confira abaixo.
1. Lubrificante à base de água
É o mais comum, já que o uso é seguro quando combinado com camisinhas de látex e brinquedos sexuais, por exemplo. Ainda que alguns contenham substâncias como a glicerina, capaz de causar infecções por fungos, eles são desenvolvidos para serem antialérgicos e fáceis de limpar.
É preciso observar, porém, que em razão de sua fórmula, eles secam rapidamente – o que, dependendo do caso, pode ser um inconveniente.
2. Produto à base de silicone
Ele dura mais tempo do que os produtos à base de água, mas em compensação não pode ser usado com acessórios sexuais feitos à base de silicone – quando os acessórios não são feitos desse material, o uso é liberado.
3. Lubrificante à base de óleo
Normalmente, esse tipo é feito com vaselina ou óleo de vitamina E – e nesse último caso isso pode ser um problema, já que muitos são alérgicos a ele.
Além disso, seu uso não é recomendado em conjunto com camisinhas de látex ou brinquedos de borracha, que podem romper-se com o atrito. Por fim, ele faz bastante sujeira e é um tanto quanto difícil de limpar.
Há benefícios adicionais no uso do produto?
Muitas mulheres não conseguem produzir a lubrificação natural a partir da vagina, tornando o ato sexual dolorido e com maiores riscos de ocorrência de feridas e machucados. Por isso, quando as mulheres carregam esse problema, os especialistas indicam o uso do lubrificante para resolvê-lo.
Vale lembrar que, se você não está em um relacionamento monogâmico, essa é uma recomendação que deve seguir à risca. É que o aumento de machucados na região vaginal aumenta consideravelmente as chances de contrair doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o HIV.
Desde que a escolha seja feita corretamente, não existem maiores dificuldades para o uso do produto. É possível aplicar diretamente na região genital da mulher ou do homem.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!