Cabelos

Selagem térmica é opção para quem quer alisar os cabelos

Por Redação Doutíssima 27/05/2015

Para pessoas que querem ficar com o cabelo liso, a selagem térmica pode ser uma boa opção. Atualmente, há várias maneiras de garantir que as madeixas fiquem bem retinhas, mas a maioria acaba danificando os fios.

 

Procedimentos que fujam dos químicos podem ser uma solução para quem deseja os fios lisos. E esse anseio, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encaixa-se no perfil de muitas brasileiras – 45% das mulheres entrevistadas afirmaram que já passaram por algum tipo de método para alisar os cabelos.

selagem termica

Selagem térmica pode ser opção para alisar os fios sem uso de produtos químicos. Foto: iStock, Getty Images

O grande diferencial da selagem térmica é que ela alisa os fios, mas sem danificá-los. Ao contrário da progressiva, esse procedimento não afeta a fibra capilar, pois suas principais substâncias são o colágeno e o silicone. Através do calor da chapinha, a selagem nutre os fios e elimina o frizz.

Vantagens e desvantagens da selagem térmica

O propósito da selagem térmica é garantir fios mais lisos, através da reposição dos nutrientes naturais às mechas. Mas justamente por não conter químicos, a técnica não é a mais indicada para quem tem fios muito ondulados e encaracolados. Isso porque ela não vai garantir um alisamento perfeito, visto que é incapaz de alterar a estrutura do fio.

A duração do alisamento também deve ser levada em consideração. A selagem térmica permanece no cabelo por cerca de dois meses, enquanto a progressiva pode durar até seis meses nos fios. O procedimento da selagem, que deve ser realizado no salão de beleza, dura de duas a cinco horas.

Inicialmente, o cabeleireiro aplicará o produto de selagem fio a fio. Para fixar a queratina e moldar o visual, será utilizada a chapinha. Nesse caso, o calor não será prejudicial ao cabelo, pois a queratina vai proteger as madeixas. O resultado final é um cabelo liso e sem frizz.

A selagem é, portanto, a melhor alternativa para quem busca um cabelo com aspecto mais liso, mas não quer um resultado completamente definitivo. Os preços variam de R$ 60,00 a R$ 200,00, dependendo do salão.

Cuidados em relação à selagem térmica

Tomar certos cuidados ajuda a prolongar a selagem e garantir a saúde dos fios. É importante lembrar que os processos de coloração e tintura danificam o cabelo, por isso o ideal é fugir deles após o procedimento.

Além disso, a exposição ao sol, vento e cloro também contribuem para a degradação dos fios. Por isso, se quiser garantir um efeito liso e antifrizz duradouro após a selagem térmica, evite expor o cabelo a esses fatores. Também é importante moderar o uso da chapinha e babyliss, pois quanto mais você usar, mais eles vão desgastar a queratina.

Após a realização do tratamento, é fundamental escolher produtos de qualidade para manter o visual. Já estão disponíveis vários itens como shampoo, condicionador e máscara de uso diário que contêm componentes para prolongar os efeitos da selagem.

Se você não quiser recorrer ao salão de beleza para alisar aos fios, também existe a possibilidade de investir em um tratamento em casa. É claro que o resultado não será tão eficaz, mas aplicar uma máscara de hidratação antes do banho já pode ajudar a acabar com o frizz e garantir um efeito um pouco mais liso nos fios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!