Moda

Resgate o suspensório para incrementar o visual masculino

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

O suspensório foi criado há mais de 200 anos para substituir a ação do cinto em segurar a cintura da calça no lugar. O acessório, que por muito tempo foi exclusividade masculina, já invadiu o guarda-roupa feminino. Agora, é novamente tendência para os homens com a onda da moda do lumbersexual, que resgata o aspecto viril e de estilo “largadão”.

Como surgiu o suspensório

Até os anos 60 o suspensório era parte complementar da vestimenta masculina, tanto no dia a dia quanto em ocasiões formais. Quando chegou ao seu declínio, esse acessório masculino se tornou dispensável, brega e careta.

suspensório

Moda do lumbersexual resgatou o suspensório para o look masculino. Foto: iStock, Getty Images

Nas décadas de 80 e 90, o suspensório aparecia como parte do visual de alguns grupos, taxados de extravagantes ou excêntricos. No cinema, ele foi usado como um jogo de figurino para personagens que tinham características bastante incomuns. É o caso dos papéis masculinos polêmicos do filme Laranja Mecânica.

Entre as tribos que mantiveram o estilo rockabilly ou até os que migraram para a vertente mais punk, o suspensório sempre esteve presente. Tanto que a maior tendência atual com suspensório tem inspiração no estilo do rock dançante dos anos 50, misturando camisas xadrez e gravatas borboleta.

Com a chegada dos anos 2000, muitas tendências vintage e retrô foram ganhando força. Relembrar o passado significava atualizar os looks inspirando-se na moda de antigamente, sempre atualizando com as tecnologias e modelagens atuais. Também nessa época, o suspensório passou a fazer parte do universo feminino.

 

Como usar suspensório 

Se você quer aderir ao suspensório, saiba que não precisa mudar completamente seu estilo de se vestir. Hoje a peça pode ser combinada com camisas, camisetas, trajes formais, calças e até bermudas. O acessório foi democratizado pela onda hipster, que se vestia basicamente misturando peças atuais com outras compradas em brechós.

O primeiro passo para aderir ao suspensório é escolher uma peça de cor neutra. Com ou sem elástico, de tecido, jeans ou de couro, as opções são várias e você pode escolher baseado no conforto que a peça te dá.

Com camisas de manga longa e cor sólida (sem estampas) o look fica mais formal. Quem quiser quebrar a formalidade, pode compor esse visual com uma bermuda jeans escura ou em tons terrosos. Se preferir dar um toque ainda mais sóbrio, aposte em uma gravata borboleta.

looks sociais, para eventos, exigem camisa branca. Se usar suspensório, dispense o colete mas não esqueça do casaco (terno) no conjunto. Evite usar suspensório com gravatas comuns, as peças definitivamente não combinam.

Outra opção é combinar suspensório com camisetas, de preferência lisa e sem muitos detalhes. Esse visual nem sempre fica harmonioso, então se não der certo, tente trocar a calça, o sapato ou mesmo a camiseta.

Por último, a combinação mais atual para suspensório é a camisa xadrez ou listrada, de mangas curtas. O look fica ótimo com bermudas e sapatos bem casuais, como os mocassins. O segredo para se adaptar a um novo estilo é provar combinações e avaliar como você se sente mais confortável. Se sentir bem com uma roupa é o primeiro passo para um visual infalível.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!