Moda

Como escolher vestidos de formatura

Por Redação Doutíssima 13/01/2015

O momento mais esperado para muitos é a colação de grau da faculdade, e estar bem vestido é essencial. As mulheres têm maiores dificuldades em escolher os seus vestidos de formatura, pois este é um momento especial e elas não querem se arrepender pelo modelo que escolheram.

vestidos de formatura

Avalie seu tipo físico e sua personalidade. Foto: iStock, Getty Images

Alguns detalhes devem ser observados na hora de escolher o modelito. Seu estilo e o formato do seu corpo são os mais importantes. De nada adiantar achar um vestido lindo se ele não fica bem em você.

Tipos de corpo e os melhores vestidos de formatura

 

É legal pesquisar na internet, ou em revistas, fotos de vestidos de formatura que lhe agradem e que lhe servirão bem. Para ajudar você na hora de escolher, separamos algumas dicas simples, porém úteis.

Opte por tecidos mais leves e menos armados, mesmo ele sendo longo e formal. Uma roupa muito pesada vai te deixar desconfortável e dificultará seus movimentos, principalmente na hora de dançar na festa pós-cerimônia.

Para as mais cheinhas é fundamental esquecer os modelos de vestidos de formatura com babados e rendas, pois eles evidenciam as gordurinhas localizadas. Os cortes com caimento dão a sensação de mais movimento, leveza e sofisticação, por isso são uma boa pedida.

O importante é sentir-se bem com o vestido de formatura, portanto você escolhe o comprimento dele. É evidente que os longuinhos são mais chiques, e tamanhos muito curtos podem ser deselegantes, mas isso fica a critério de cada uma.

Algumas mulheres mais ousadas, por exemplo, optam por modelos de vestidos de formatura longos com fendas nas pernas. Já as mais baixinhas podem preferir algo com quatro dedos acima do joelho e sapatos bem altos para parecer mais altas.

Decotes muito salientes não ficam bem, afinal de contas é uma cerimônia formal com a presença de familiares e professores. Modelos com alças oferecem mais sustentação aos seios volumosos. Os tomara que caia podem escorregar no corpo e fazer com que você tenha que ficar puxando a roupa para cima.

Prefira vestidos de uma cor, e cuidado com os acessórios. Se você escolher entre vestidos de formatura com brilho, use acessórios mais discretos, do contrário os brincos, colares e pulseiras mais chamativos podem ser inseridos no look. Muita mistura de tons, e excesso de brilho pode fazer você parecer um pinheiro de natal.

Como adquirir vestidos de formatura?

 

Muitas mulheres têm duvidas na hora de decidir se compram, alugam ou mandam fazer os seus vestidos de formatura. Entretanto, se a ideia é usar um vestido formal, que você não usará novamente, a melhor opção é alugar. As outras alternativas talvez sejam mais caras, e ele ficará ocupando lugar no armário.

Comprar a roupa na loja é mais perigoso, pois você poderá encontrar outra pessoa com uma idêntica, a não ser que seja um corte exclusivo. Mandar fazer é a melhor opção, desde que a costureira for daquela boas. Assim você terá o modelo dos seus sonhos e exatamente do seu tamanho.

É sempre bom levar o sapato que você pretende usar quando for experimentar a roupa, isso evita que o comprimento fique maior ou menor do que o desejado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!