Moda

7 formas de usar Polainas no dia a dia

Por Redação Doutíssima 19/06/2013

Quem não lembra das polainas nos anos 1980? Esse acessório está de volta em 2015. Com criatividade, as peças de lã prometem fazer o inverno das mulheres muito mais charmoso – e mais quentinho, claro. Para isso, basta descobrir algumas maneiras de deixá-las indispensáveis no seu guarda-roupa.

Polainas: dos anos 1980 para o guarda-roupa

Foi no meio da extravagância da moda dos anos 1980 que as polainas tiveram o seu espaço. Discretas, eram peças indispensáveis, principalmente no vestuário das meninas que praticavam dança.

polainas

Acessório famoso dos anos 1980 pode ser utilizado com vestidos e para ir à academia. Foto: Shutterstock

De acordo com o livro Fashion, Costume, and Culture: Clothing, Headwear, Body Decorations, and Footwear Through the Ages, as polainas tinham a função de aquecer os músculos das dançarinas e mantê-los flexíveis para os movimentos.

Mas foi com a Alex Owens, a protagonista do filme Flashdance, que as polainas encontraram o seu maior ícone pop. Clássico oitentista, o filme popularizou o jazz como expressão de dança e o acessório que servia muito mais para compor o visual do que para aquecer.

Nos anos 1990, as peças ficaram escondidinhas e perderam terreno no perímetro urbano. Mas nos anos 2000, celebridades, como Gisele Bündchen, a panicat Nicole Bahls, Grazi Massafera e Danielle Winits aproveitavam as idas e vindas da academia para colocá-las novamente na rua.

7  formas de usar as polainas

O jeito que você vai usar a polaina não importa. O importante é que combine com seu estilo e te aqueça nesse inverno.

1. Na academia

É lá que elas são sempre muito desejadas. Em geral, as cores costumam combinar com o top, com o tênis ou serem neutras para todas as ocasiões. São mais compridinhas e feitas de material bastante confortável.

2. No look casual

Você não precisa frequentar a academia para fazer uso desse acessório. Use-as com tênis e uma legging. Fica bem em todas as idades, desde que você se sinta bem.

3. Na balada

Ela ficou tão estilosa que até na balada faz sucesso. Ganharam brilho e até plumas para compor o visual com um salto alto, saia, blusa neutra e jaqueta.

4. Polaina nos braços

Se você acha que polaina só foi feita para as pernas, é porque ainda não descobriu que ela cria um visual incrível quando usada nos braços. Ela pode compor o seu look de inverno com uma básica fina e uma echarpe.

5. Polaina com bota de cano curto

Essa opção é ótima para um look mais sofisticado. Tudo vai depender da cor que você escolher. Coloque um blusão de lã sobre uma legging escura e depois a polaina. Por cima, a bota de cano curto. O acessório deve ficar aparecendo na parte de cima, como se fosse uma meia.

6. Use com vestido

Nem precisa estar tão frio para você arrasar com a sua polaina. Apenas use sua criatividade e use com vestidos. A dica é usar combinando com as cores de um lenço. Se o sapato tiver salto, vai dar um ar mais elegante. Se for baixinho, mais casual. Você escolhe o que quer.

7. Polaina com pele

Cada vez mais sofisticadas, as polainas ganharam um toque elegância com peles sintéticas. Em geral, elas têm um comprimento menor e devem ser usadas no mesmo tom que o sapato. Finaliza um visual bastante chique e ao mesmo tempo bem diferente.