Moda

Confira 4 dicas para arrasar no visual com peças vintage

Por Redação Doutíssima 09/06/2015

Por meio da união de elementos clássicos e atuais, o estilo vintage é muito charmoso. A própria palavra “vintage” faz referência à moda que preza por roupas e acessórios do passado, valorizando essas peças como tendência. Ainda assim, o estilo não deixa de ser contemporâneo, pois está sempre reinventando.

O grande atrativo do vintage é que todas as peças parecem ter alguma história por trás delas, proporcionando um look interessante. Quando se pensa nesse estilo, é possível lembrar dos brechós: uma boa alternativa para encontrar roupas antigas, mas que podem ser bem aproveitadas, ajudando a compor um visual estiloso.

vintage

O segredo do estilo vintage é misturar peças retrô com a moda atual. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba como mergulhar no estilo vintage

Para entrar de vez na tendência vintage, é possível seguir algumas dicas. Inicialmente, vale lembrar que esse estilo não se refere somente às roupas, mas também aos acessórios e até mesmo à decoração das unhas.

Também é importante destacar que adotar um visual vintage não significa somente usar roupas velhas, mas sim se afastar do conceito de moda atual. Por isso, se é esse estilo que você quer, siga as dicas abaixo:

1. Procure vestidos em brechós

Há muitas roupas de segunda mão em brechós que estão inteirinhas. Vale procurar vestidos com estampas diferentes, bem como saias longas e coloridas. O fato dessas vestimentas carregarem traços de outra época é o que as torna únicas. É muito improvável que você vá encontrar alguém com uma roupa igual.

2. Invista em acessórios

Para compor um estilo vintage descolado, invista em acessórios. Tudo é possível para incrementar o visual: anéis, colares, brincos e óculos de sol antigos dão uma pegada clássica à aparência. Opte justamente pelos formatos que não fazem parte da moda atual, como brincos de pena ou colares com pérolas.

3. Misture e sobreponha peças

O bacana do vintage é que ele engloba uma moda que não dita padrões. Não importa se você quer ter um estilo da década de 60, 70 ou 80, a tendência lhe permite misturar roupas e sobrepor diferentes peças na composição do look. Uma dica para não extrapolar demais, é escolher pelo menos um elemento em cores neutras no visual.

4. Customize as peças

Uma alternativa para incrementar a aparência e assegurar que o estilo não ficará antiquado demais, é investir na customização. Colocar bottons ou spikes na jaqueta, por exemplo, contribui para criar um visual só seu, que ninguém mais terá exatamente igual. Esse preceito traduz muito bem a proposta vintage.

 

Celebridades não abrem mão do estilo vintage

Se você estiver necessitando de inspirações sobre como adotar de vez o modo vintage de se vestir, uma boa opção é ficar de olho nas celebridades. Musas como Taylor Swift, Zooey Deschanel e Katy Perry adoram se jogar nas estampas de bolinhas e vestidos rodados para compor um look vintage.

 

A consultora de moda Constanza Pascolato também é uma boa referência para quem quer ter um estilo vintage, mas sem ficar com cara de vovó. Os looks dela costumam ser atemporais e elegantes.

Constanza mescla roupas vintage com acessórios modernos, como maxibrincos e maxicolares, para dar uma quebrada no visual. Assim, o equilíbrio entre clássico e atual fica perfeito.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!