Moda

Estilo boho: suede sai das passarelas direto para as ruas

Por Redação Doutíssima 01/12/2015

Franjas, chapéus com abas largas e peças em camurça são marcas do estilo boho, que prometem bombar no verão 2016. A tendência boêmia já tomou conta das passarelas durante o ano mas, diante das altas temperaturas, ela poderá ser ainda mais adequada, abrindo espaço para novos tecidos. O suede, que estará presente em coletes e saias, é um deles. 

O suede nada mais é do que um tecido semelhante ao couro mole ou à camurça. A textura que remete aos anos 70 deu pinta em desfiles de importantes grifes do cenário fashion, como Victoria Beckham, Miu Miu, Balenciaga, Saint Laurent e Valentino. A grande vantagem é que ele é fácil de combinar e usar no dia a dia.

suede-instagram-reproducao-doutissima

Suede, presente em coletes e saias, é um tecido semelhante ao couro mole e à camurça. Foto: Instagram, Reprodução

 

Suede: como usar?

Há várias maneiras de inserir o suede no look. Se o seu objetivo for uma produção bem atual, o melhor é apostar nele em tons terrosos, que realmente representam o estilo boho em sua essência, além de combinarem com a estação. Trata-se de uma opção certeira. Em relação às peças, as possibilidades também são várias.

É possível apostar no suede em elementos clássicos do vestuário, como saias evasê e vestidos, ou até mesmo como um detalhe da produção, em calçados, bolsas ou coletes. A textura é tão marcante que o visual não precisa de mais nada para ficar superestiloso. Por isso, a dica é coordenar o uso do tecido com outras peças lisas.

Uma saia em suede, por exemplo, pode cair bem com uma blusa ciganinha ou uma camisa social em cores como preto e branco. O look fica básico, mas arrasador. Nos pés, as sandálias gladiadoras são uma opção fashionista para arrematar o outfit. Sandálias e sapatilhas com tiras também harmonizam bem.

Na praia, uma opção interessante é investir pesado na vibe boho. Para isso, basta mesclar o suede com outros elementos característicos desse estilo: franjas, chapéus, acessórios com penas feitos à mão e peças de roupa com tonalidades terracota ou verde magenta. Aproveite para se divertir e criar uma personalidade marcante com o tecido.

Já se você quiser criar um contraste moderno com a produção na linha hippie anos 70, a dica é investir em alguns complementos chave. Um belo relógio de pulso, um óculos de sol maxi e uma bolsa sofisticada já garantem um toque extra de elegância ao visual. São algumas boas opções para apostar na tendência em espaços mais formais, como o trabalho.

Cuidados com o suede

O principal cuidado em relação ao suede é a forma de inserir o tecido no look, sem pesar demais e desequilibrar a produção. Apesar de leve, ele é bem texturizado e, consequentemente, marcante em qualquer visual. Por isso, a dica é sempre idealizar uma harmonia entre as cores e demais peças.

Prefira usar o suede com roupas lisas e em cores mais sóbrias e monocromáticas. Os detalhes nas peças coordenadas, como rendas ou transparências, até podem aparecer, mas de forma sutil. Além disso, lembre-se de sempre considerar a ocasião: cuidado com as saias curtas no ambiente de trabalho, por exemplo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!