Somos orientados e criados para vencer na vida. É essa a mensagem passada pelos pais, pelos professores, pelos padrinhos. Todos querem ver seus filhos realizados e é isso que fica em nossa mente. Mas será que todos sabem o que essa expressão realmente significa?
Para o jornalista e palestrante Daniel Müller, vencer na vida, primeiro, tem a ver com o que a pessoa quer para si. E aí os significados podem ser muitos. Mas antes de tudo, é preciso saber a fundo o que se deseja.
“Para alguns, é fazer fortuna, para outros é casar e ter filhos, depende muito daquilo que as pessoas querem”, afirma Müller, que é diretor do Instituto Cada Vez Melhor.
Com experiência em palestras para um público bem diversificado, Müller cita um autor famoso entre os escritores de temas ligados à motivação. “O T. Harv Ecker afirma que a maioria das pessoas diz não ter tudo o que quer, mas não sabe o que quer”, diz Müller ao mencionar o autor do livro O Segredo das Mentes Milionárias.
Vencer na vida é ser feliz
Para ilustrar ainda mais sua afirmação, Müller menciona uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, em 2009, que perguntava às pessoas qual seu maior objetivo. “Mais de 90% disseram que queriam ser felizes, mas somente 3% sabiam como fazer para ser feliz”, diz.
Ser feliz está ligado a se sentir realizado e, de acordo com o palestrante, esse caminho passa inevitavelmente pelo autoconhecimento. “Por isso, eu sempre digo a quem quer vencer na vida: primeiro descubra o que você quer”, enfatiza.
A partir daí, é preciso basear-se em nas duas metas que ele costuma apresentar em seus treinamentos. A primeira é a meta estratégica, que é o objetivo, viajar, ser promovido, abrir um negócio, por exemplo. A segunda é a meta competência, descrita por ele como o “músculo” que vai impulsionar esse desejo.
No entanto, não basta traçar objetivos, saber o que quer e onde quer chegar. Estar preparado para os obstáculos ajuda a não sofrer com as frustrações e fortalece a passagem por períodos turbulentos.
Trata-se da visão de que na crise é que se cresce. É preciso enxergar oportunidades onde a maioria vê problemas. Em contrapartida, o excesso de autoconfiança pode ser um empecilho para o crescimento.
“O obstinado em crescer a todo custo tende a se tornar ansioso, e a ansiedade é co-irmã do medo. Então, a pessoa começa a achar que talvez não consiga vencer na vida e esse ‘talvez’ vai fazer travar”, comenta.
Cinco dicas para vencer na vida
Müller apresenta o que ele considera as cinco principais dicas para quem quer vencer na vida. Acompanhe e comece a trilhar o caminho da sua realização:
1. Defina claramente o que você quer
Escreva seu sonho, cole fotos que correspondam a ele. Ilustre seu desejo.
2. Seja positivo
Pense positivo toda a vez que ouvir a “voz do não”, siga firme acreditando que é possível.
3. Seja autoconfiante
Trabalhe sua autoconfiança, tenha a capacidade de olhar para dentro de si e reconhecer seus pontos positivos.
4. Valorize os relacionamentos
Tudo é consequência das relações humanas, por isso valorize seus relacionamentos e se aproxime das pessoas, deixando que elas também se aproximem de você.
5. Dê o seu melhor
Seja sempre o seu melhor, em qualquer situação, jamais seja “mais ou menos”.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!