A entrega do convite de casamento representa um momento especial para os noivos. Mas para garantir que o design ficará bacana, é preciso ter alguns cuidados. Ele deve refletir o estilo do casamento, o gosto e a personalidade do casal. Além disso, é preciso considerar todas as opções de modelos. Atualmente, há alternativas contemporâneas e tecnológicas.
É importante lembrar que existem convites de casamento ideais para cerimônias formais e informais, com design simples ou arrojado e detalhes que valorizam a aparência do material.
As formas de enviar o convite também podem variar: além de entregar pessoalmente, é possível mandar por correio eletrônico ou, até mesmo, gravar uma mensagem para acompanhar a invitação.
Cuidados necessários no convite de casamento
Não importa qual seja a escolha do casal, algumas regras de etiqueta sempre devem ser levadas em consideração na hora de elaborar o convite. O dia e o local do casamento são a informações essenciais que devem constar no material, além, é claro, do nome dos noivos.
Dependendo do local da cerimônia, é interessante indicar o dress code – a orientação do traje – no convite de casamento. Deve constar, igualmente, a informação da data até quando os convidados devem confirmar a sua presença. Para isso, disponibilize telefones para contato.
Atualmente, o código de etiqueta aceita um tratamento mais informal ao convite de casamento, especialmente se a cerimônia já for mais descolada. Assim, é possível personalizar: investir em convites modernos e pouco tradicionais é uma tendência. Por isso, a criatividade deve rolar solta na hora de elaborar o convite de casamento.
Dicas para elaborar o convite de casamento
Criar um convite de casamento é uma arte. Inclusive, há designers que podem se dedicar inteiramente a elaborar um material personalizado pelo casal. Ainda assim, se estiver atrás de inspirações, é possível encontrar várias referências:
1. Inove no formato
Para fugir do tradicional, uma boa alternativa é investir em formatos diferentes de convites. Invitações em formato de caixinhas, por exemplo, são uma opção bem contemporânea. Materiais como rendas, tecidos e laços ajudam a enfeitar o produto.
2. Escolha o envelope ideal
Se o casal optar por um convite com aparência mais tradicional, investir em uma textura de papel e um envelope interessante pode fazer toda a diferença.
Há opções de papel perolado e envelopes forrados em seda, por exemplo, que contribuem para uma aparência clássica e clean. Não tem como errar.
3. Acrescente lembrancinhas e detalhes
Especialmente nos convites dos padrinhos e madrinhas, é possível inovar e investir um pouco mais. Uma alternativa é encaminhar, junto do convite, latinhas com chocolate belga ou biscoitos amanteigados.
Para garantir um toque mais sofisticado, é possível investir em um kit com espumantes em versão mini. Acrescentar flores e uma caixa de espumante Chandon também é uma forma elegante de convidar os padrinhos e madrinhas a celebrarem a ocasião.
4. Grave um vídeo personalizado
Essa foi a escolha de Preta Gil e Rodrigo Godoy para convocarem seus padrinhos e madrinhas ao casório. Eles gravaram um vídeo personalizado para cada um deles, demonstrando sua importância para o casal.
Essa é uma forma íntima, contemporânea e carinhosa de convidar os amigos para o casamento. Representa uma excelente opção para quem quer assegurar emoção e lágrimas na entrega dos convites.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!