Especial Casamento

Casamento ao ar livre: vejas dicas para um evento de arrasar

Por Redação Doutíssima 05/11/2015

O casamento ao ar livre é muito charmoso. As noivas que amam o ambiente campestre têm a opção de optar por esse estilo de evento, desde que sigam algumas orientações para garantir que tudo saia perfeito na cerimônia ou festa aberta. Afinal, ela exige alguns cuidados especiais de organização.

Caroline Galhardo, editora da Revista iCasei, explica que o casamento ao ar livre é uma boa ideia para as noivas românticas e que apreciam os espaços abertos. “A organização do evento no campo envolve tudo o que uma cerimônia tradicional pede, mas com um cuidado especial em relação ao clima”, lembra.

Como organizar o casamento ao ar livre?

Conforme enfatiza Caroline, no casamento ao ar livre é preciso considerar a possibilidade de imprevistos. “Se a cerimônia for a céu aberto, é muito importante ter uma estrutura de cobertura preparada em caso de chuva. Não ter uma estrutura ideal pode estragar o sonho do casamento”, explica. Ela recomenda, também, que os convites sejam enviados cedo, para que as pessoas se organizem para chegar ao local. 

Casamento ao ar livre precisa ser bem planejado

Imprevistos como a chuva exigem um plano B para o casamento ao ar livre. Foto: iStock, Getty Images

Também é necessário considerar as alternativas para a locomoção dos convidados e a sinalização para que encontrem o local, caso seja afastado e de difícil acesso. “Considerando que eles vão se deslocar até o espaço e podem chegar cedo, é preciso repensar as alternativas gastronômicas”, destaca a especialista.

Uma dica, segundo ela, é servir entradas antes do jantar. “O casamento ao ar livre pode, sim, ter jantar. Mas é importante oferecer aos convidados entradinhas como frutas, doces ou naked cake. Elas são perfeitas para esse tipo de evento”, assinala.

 

A decoração também é extremamente importante. “Por ser um ambiente aberto e sem preparo prévio para eventos, é fundamental uma decoração que encante, combinada com uma iluminação cênica para acender os arranjos, caso a festa siga até a noite”, diz Caroline. Ela sugere flores coloridas, mosquiteiros e algumas peças na linha rústica para decorar o local. “Se a noiva for mais tradicional, também é possível usar velas, arranjos altos e móveis rústicos como parte da decoração”, lembra.

 

Outro tópico importante: se for fazer toda a cerimônia ao ar livre, é necessário ter contato prévio com um cerimonialista que se disponha a oficializar a união fora da igreja.

Como se vestir para a cerimônia?

Um casamento ao ar livre combina com trajes cômodos e leves. “Vestidos fluidos, menos estruturados e com tules fazem com que a noiva fique mais à vontade”, destaca Caroline. O noivo, de acordo com ela, pode usar gravata borboleta e suspensório, caso o evento seja mais vintage ou rústico, ou terno formal em caso de uma cerimônia mais tradicional.

O mais importante, segundo a especialista, é que ambos os noivos se sintam confortáveis com o estilo do evento. “Casamento é um sonho. Por isso, nunca façam uma festa ao ar livre se for para agradar os outros. Optem pelo estilo que mais combina com vocês, pois será um dia único”, conclui.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!