Guia dos Dentes

Fique por dentro das causas e sintomas da periodontite

Por Redação Doutíssima 23/06/2015

É preciso ter cuidado com a saúde da gengiva, pois uma simples gengivite pode se tornar algo muito mais complexo, como uma periodontite. Essa condição é causada pela inflamação e infecção de ligamentos e ossos que suportam os dentes. Se não tratada, pode causar a perda do dente e até mesmo aumentar o risco de AVC, ataque do coração e outros problemas de saúde.

 

Diferença entre periodontite e gengivite

A gengivite ocorre antes da periodontite. Geralmente, a primeira se refere à inflamação da gengiva, enquanto a segunda diz respeito a doenças da gengiva e destruição de tecido e osso.

periodontite

Inflamação e retração da gengiva exigem visita ao dentista para tratar o problema. Foto: iStock, Getty Images

A inflamação da gengiva começa com uma placa bacteriana que se acumula na superfície do dente, deixando a região inflamada e avermelhada. Os dentes podem sangrar durante a escovação.

Nesse caso, não há danos irreversíveis ao osso ou ao tecido do dente, mas se não houver tratamento, é possível evoluir para um problema mais grave – gengiva e osso se afastam dos dentes e formam grandes bolsos, nos quais os detritos se acumulam e infectam a área.

 

Quando isso ocorre, o osso e o tecido conjuntivo que seguram o início do dente começam a se romper em razão das toxinas produzidas pelas bactérias. Então os dentes se soltam e podem cair. Essa é a periodontite, que diferentemente da gengivite envolve mudanças irreversíveis na estrutura de suporte dos dentes.

 

Sintomas e possíveis complicações

Os sintomas incluem inflamação visível da gengiva – ela fica com coloração avermelhada e, às vezes, roxa. Além disso, pode sofrer retração, tornando os dentes mais longos – e espaços extras aparecem entre eles. Outro sinal comum é o pus, capaz de aparecer entre dentes e gengivas.

 

Se você tem sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental, e sente um gosto metálico na boca, é uma ótima ideia visitar o dentista para avaliação. O problema ainda pode causar mau hálito e mudanças na mordida.

 

Certas complicações estão associadas com a condição. Além da perda do dente, sugere-se que as bactérias responsáveis ​​pelo problema são capazes de entrar na corrente sanguínea através do tecido da gengiva, assim afetam pulmões, coração e outras partes do seu corpo.

As bactérias podem viajar para as artérias do coração, por exemplo, e desencadear um ciclo de inflamação e estreitamento arterial, que contribui para ataques cardíacos.

 

periodontite 

Como prevenir e tratar a periodontite

Conforme o Instituto Brasileiro de Periodontia (IBP), tal como acontece com a gengivite, a principal forma de evitar a periodontite é através de uma boa higiene oral – no mínimo, escovar os dentes três vezes e passar o fio dental uma vez por dia.

Os dentes devem ser profissionalmente limpos a cada seis meses – garantindo, assim, a limpeza cuidadosa das áreas em torno deles e a prevenção de danos ao osso circundante.

 

O tratamento da condição pode ser realizado por periodontista ou dentista. Ele provavelmente irá indicar um medicamento para ser colocado na gengiva e nos dentes. Os pacientes com periodontite devem ter os dentes limpos por um profissional a cada três meses.

Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária – quando há espaços muito profundos nas gengivas, elas precisam ser abertas e limpas. Além disso, em casos extremos talvez seja necessária a remoção do dente para evitar que o problema se agrave ou se espalhe para os dentes vizinhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!