Clínica Geral

Odinofagia causa dor na garganta ao engolir alimentos

Por Redação Doutíssima 26/06/2015

Se você está sentindo dor na garganta ao engolir alimentos, saiba que é possível que isso seja uma odinofagia. Essa é uma condição médica caracterizada por uma inflamação da boca ou do esôfago. Ela faz com que o indivíduo sinta desconforto e dor no momento de engolir até mesmo a saliva.

 

Ao contrário da disfagia, doença em que o indivíduo tem dificuldade de engolir, a odinofagia não implica necessariamente qualquer problema com o processo de deglutição.

odinofagia

Desconforto ao engolir líquidos e alimentos pode ser sinal de inflamação da boca. Foto: iStock, Getty Images

 

Odinofagia: como identificar

Conforme a Associação Espanhola de Gastroenterologia (AEG), para a maioria das pessoas, a condição se apresenta como uma sensação de queimação extremamente desconfortável cada vez que o individuo engole alimentos, líquidos ou saliva.

Outros sintomas podem incluir uma sensação de aperto em torno de sua garganta ou, ocasionalmente, uma dor aguda que se irradia para as costas.

 

A explicação para essa condição normalmente está associada a uma irritação da mucosa, que é o tecido úmido do interior do corpo – ela está presente no nariz, no estômago, no ouvido etc.

Essa irritação, muitas vezes, é causada pelo contínuo consumo de bebidas e alimentos extremamente frios ou quentes. Porém, existem também outras razões pelas quais uma pessoa pode desenvolver essa dor na garganta.

 

As condições musculares ou distúrbios que afetam negativamente a forma como os músculos atuam na garganta também podem estar relacionados com o aparecimento do problema.

Além disso, as infecções ou doenças imunológicas que começam no trato respiratório, muitas vezes, são as responsáveis, bem como o uso de medicamentos por períodos prolongados – como anti-inflamatórios, por exemplo.

 

Ter um corpo estranho alojado no revestimento do seu esôfago ou garganta – ou um objeto que obstrui completamente ou parcialmente essas áreas – também pode causar odinofagia.

No entanto, é possível que seja sinal de algo mais grave, como câncer de esôfago, boca, tireoide, pescoço ou laringe. Por isso, sempre que você suspeitar que algo está errado, é necessário a avaliação médica.

 

Diagnóstico correto da odinofagia

Muitas vezes, a odinofagia pode ser facilmente confundida com outras condições. Não existem testes ou exames específicos para serem utilizados no diagnóstico.

Em geral, o médico identifica o problema com base nos sintomas que a pessoa está experimentando. É possível que ele suspeite que a causa subjacente seja algo grave, como câncer, e nesse caso normalmente é solicitada uma biópsia para ter certeza.

 

Quanto ao tratamento da condição, muitas vezes é feito através de uma abordagem em duas etapas: combate aos sintomas e ataque à causa subjacente.

 

Caso a causa subjacente seja um câncer, por exemplo, é possível que o processo de cura envolva quimioterapia e radioterapia para ajudar o tumor a se tornar menor, assim é possível evitar que as células cancerosas se disseminem pelo corpo. Nessa hipótese, uma cirurgia também pode ser realizada para remover o tumor.

 

Por outro lado, outros meios de tratar causas subjacentes da odinofagia são a remoção de possíveis úlceras ou a prescrição de formas orais de descongestionantes nasais e antibióticos – se a causa for uma infecção respiratória superior.

Além disso, se a condição estiver relacionada à doença de refluxo ácido, provavelmente serão receitados antiácidos e será recomendado evitar hortelã, álcool e bebidas com cafeína, pois quaisquer delas podem aumentar o problema.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!