Sabemos que os sucos naturais são ótimas alternativas para cuidar da saúde. Uma das novidades que vem ganhando espaço, principalmente entre as famosas, é o suco de inhame. Pode parecer estranho, mas se trata de uma excelente maneira de cuidar do corpo e ainda curtir um alimento saboroso e, melhor ainda, sem gordura.
O preparo do suco de inhame é simples: basta bater no liquidificador o tubérculo descascado e picado com água, legumes, verduras ou frutas. As possibilidades de combinação são inúmeras, depende do gosto pessoal e criatividade.
Segundo a nutricionista e gastrônoma Bárbara Gerbasi Ortolani, da RGNutri, o inhame é energético, sendo importante fonte de carboidratos, além de conter vitaminas do complexo B, essenciais para a geração de energia pelo corpo; e manganês, mineral fundamental para a saúde de ossos e dentes.
O inhame é rico também em magnésio, essencial para o funcionamento adequado dos músculos; e vitamina C, que reforça o sistema de defesas do corpo e tem ação antioxidante. “Além destes benefícios, o inhame não possui gorduras em sua composição”, reforça.
Como preparar o suco de inhame
Bárbara ensina a preparar o suco de inhame de duas formas. Escolha a que melhor se adequa a seu paladar de acordo com as sugestões de acompanhamento
Com maçã:
– ½ xícara (chá) de inhame descascado (cru)
– 1 maçã verde
– suco de 1 limão
– 1 colher (café) de gengibre descascado e ralado
– 1 xícara (chá) de água
Com maracujá:
– ½ xícara (chá) de inhame descascado (cru)
– suco de 1 maracujá
– 1 folha de couve
– 1 xícara (chá) de água de coco
Com laranja e cenoura:
– ½ xícara (chá) de inhame descascado (cru)
– suco de 1 laranja
– ½ cenoura descascada
– 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e ingerir em seguida.
Muito além do suco de inhame
Além do suco de inhame, voê pode usar o tubérculo de outras maneiras. Esse alimento é largamente utilizado na cozinha brasileira.
Pode ser consumido cozido, assado, em pirão, sopas, cremes, purês, pães, bolos, tortas e pode também substituir a batata em vários pratos.
Saiba mais
Inhame é o nome dado a espécies do gênero Dioscorea, que produzem tubérculos subterrâneos comestíveis, os quais podem ter diferentes tamanhos e formatos. Na região Sudeste, o nome mais comum para o gênero é “cará”.
Historicamente, são também chamadas “inhame” algumas plantas do gênero Colocasia, causando certa confusão com o uso do termo no Brasil. Originária da África Ocidental, o inhame é uma planta de clima tropical que se desenvolve bem em regiões quentes e úmidas. A Nigéria (África Central) é o maior produtor mundial. No Brasil, o maior produtor é o Espírito Santo, na região de Alfredo Chaves.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!