Moda

Como andar de salto: veja dicas para desfilar com elegância

Por Redação Doutíssima 01/07/2015

Ao ver tops como Gisele Bündchen e Alessandra Ambrosio nas passarelas, você já deve ter se perguntado: como andar de salto alto com tanta elegância? Pois saiba que, com um pouco de prática e algumas dicas, é possível conquistar um caminhar digno de celebridade.

Todo o processo começa na escolha do sapato e nos cuidados com o corpo ao calçá-lo. O consultor de moda e stylist Arlindo Grum, que apresenta o programa Esquadrão da Moda ao lado de Isabella Fiorentino no SBT, explica que para sair de casa com salto alto, a mulher deve se sentir segura.

“Jamais saia de casa com salto se não sabe andar. É certamente uma das situações mais deselegantes que existem”, aponta ele.

como andar de salto

Mulheres precisam manter a postura ereta ao andar de salto. Foto: iStock, Getty Images

 

Como andar de salto adequadamente

Mas, afinal, por que andar de salto representa um desafio? A primeira dificuldade que as mulheres encontram ao calçar uma plataforma é manter o equilíbrio. Isso ocorre porque o pé se adapta ao formato do calçado e acaba sendo moldado por ele.

Assim, quando a pessoa está muito acostumada a andar com sapatos baixos, os pés têm resistência à posição vertical. Segundo Arlindo, os principais erros cometidos na hora de usar um salto alto são a falta de equilíbrio e uma postura inadequada.

“Quando você coloca um salto, já ganha uma outra postura. É preciso manter o corpo reto, ter firmeza no andar e movimentar os joelhos de forma natural”, indica ele.

O personal stylist aponta, ainda, alguns cuidados essenciais na hora de compor um look com salto alto. De acordo com ele, o sapato já assegura uma postura elegante e, por isso, é preciso manter o restante do visual harmonioso. “O cuidado deve ser nos complementos, para não ficar com uma imagem vulgar”, orienta.

Como andar de salto em 4 passos

Para aprender como andar com salto alto do jeito ideal, é preciso passar por um processo de adaptação. Por isso, Arlindo dá as orientações para quem está começando a investir nesses sapatos:

1. Comece com o salto Sabrina

Com no máximo 6 cm de altura, o salto Sabrina – também conhecido como salto gatinho – é ideal para quem quer começar a treinar o andar. Charmoso, o calçado faz parte do guarda-roupa feminino desde a década de 50, quando Audrey Hepburn desfilou o modelo no filme “Bonequinha de Luxo”.

2. Avance para o modelo Anabela

O salto Anabela começa no alto do calcanhar e vai diminuindo gradualmente até a parte da frente do pé. Estiloso, foi febre entre as décadas de 30 e 40 e, desde então, permanece no universo feminino. É uma boa aposta para quem está aprendendo a andar com salto alto.

3. Passe para o salto grosso

Após treinar a caminhada com os saltos mais confortáveis, você pode partir para o uso da plataforma. Inicialmente, opte pelos modelos com salto grosso, que ainda facilitam o equilíbrio.

4. Por fim, experimente o salto fino

Quando já estiver segura, você pode começar a usar os modelos com salto fino e alto. Mas lembre-se, sempre, de manter a postura reta e movimentar os joelhos com naturalidade.

Gostou das dicas sobre como andar de salto? Deixe um comentário! E que tal tirar aquele seu sapato de salto lindo do armário e começar a treinar o andar agora mesmo?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!