Dieta

Tapioca rosa é rica em fibras e substâncias antioxidantes

Por Redação Doutíssima 04/07/2015

Depois da crepioca, a tapioca rosa é a nova receita que vem fazendo sucesso entre os amantes da alimentação saudável. Além dos benefícios da goma de tapioca, ela agrega todas as vantagens do consumo da beterraba, ingrediente que dá a coloração rosada ao prato.

Esse preparo não é apenas saudável, já que possui uma linda apresentação, mas pode ser também uma ótima opção para o cardápio infantil.

tapioca rosa

Misturar suco de beterraba na tapioca é uma forma de obter os benefícios desse vegetal. Foto: Shutterstock

 

Tapioca rosa: uma receita que faz bem

A tapioca é uma receita que há algum tempo vem sendo a preferida por quem pratica exercícios físicos ou deseja emagrecer. Muito saborosa e versátil, a goma de tapioca possui benefícios extras, como o fato de não conter glúten e ter pouquíssimas calorias – cerca de 70 por colher.

 

Além disso, ela é capaz de ser muito benéfica para a saúde. Trata-se de uma boa fonte de saponinas, substâncias que ajudam a regular o colesterol e atuam no combate à obesidade. Também possui vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio e manganês, que melhoram o funcionamento mental e ajudam na digestão e absorção dos alimentos.

 

Ao adicionar a beterraba à receita, que é o ingrediente que dá cor à tapioca rosa, você estará agregando ainda mais elementos que podem favorecer a saúde. Um dos principais benefícios do suco de beterraba é a presença do pigmento de cor chamado betalaína.

Esse é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, fungicida e ajuda na desintoxicação. Há pesquisas que indicam que a betalaína é capaz de ter uma atuação na prevenção do câncer.

 

Um estudo publicado em 2008 na revista Hypertension examinou os efeitos da ingestão do suco de beterraba em voluntários saudáveis. As conclusões foram no sentido de que tomá-lo reduz significativamente a pressão arterial após a ingestão.

O suco de beterraba antes do exercício também pode aumentar o fluxo sanguíneo e melhorar o desempenho, segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

 

Por isso, a tapioca rosa é um ótimo alimento para sua saúde e também serve como um pré-treino ou lanche.

 

tapioca rosa 

Como fazer a tapioca rosa

Para quem quer fazer uma tapioca rosa, não há segredos. É possível usar essa versão da tapioca da mesma forma que a tradicional, escolhendo recheios de acordo com seus objetivos.

Além disso, a receita de tapioca rosa é uma ótima opção para crianças que não gostam de consumir legumes, já que elas nem vão perceber que é feita com beterraba – o sabor dela é bastante leve.

 

Ingredientes:

– 500g de polvilho doce

– 1 xícara de suco de beterraba

 

Modo de preparo:

Coloque o polvilho doce em uma vasilha e, aos poucos, vá adicionando o suco de beterraba, misturando sempre com uma colher até que fiquem incorporados. Você vai notar que o resultado será uma massa firme. Então, procure soltar a massa até ela ficar em um ponto da farofa. Depois, é só passar por uma peneira igual à tapioca tradicional.

Para preparar essa tapioca colorida, é só usar duas colheres da farinha já preparada em uma frigideira antiaderente. Para finalizar, adicione o recheio de sua preferência, podendo ser doce ou salgado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!