É difícil ignorar uma série de pesquisas feitas na última década que dizem que o estilo de comer do Mediterrâneo faz bem à saúde. A Dieta Atlântica é um desses planos alimentares cujos benefícios são cientificamente comprovados.
Esse regime alimentar consiste no consumo de maior quantidade de proteínas, produtos lácteos ou legumes. Além disso, a ingestão de peixe e marisco, sempre frescos, é de extrema importância, assim como cereais e batatas.
Dieta Atlântica e a saúde do coração
A Dieta Atlântica é a dieta tradicional do norte de Portugal e Galícia, uma região no noroeste da Espanha. Ela tem sido associada à proteção do coração. Por algum tempo, especialistas em saúde têm notado que os habitantes dessas regiões possuem taxas de mortalidade por doenças cardíacas muito baixas – da mesma forma que os cidadãos gregos.
Para investigar esse fenômeno, um estudo publicado em 2010 no The American Journal of Clinical Nutrition avaliou o regime alimentar de 800 pessoas que tinham sofrido ataques cardíacos e cerca de 2.200 pessoas que jamais o haviam sofrido. Todos os participantes residiam em Porto, cidade costeira ao norte de Portugal.
Os resultados indicam que aqueles que aderiram à Dieta Atlântica eram 33% menos propensos a sofrer um ataque cardíaco. Esse plano alimentar enfatiza o uso de sopas carregadas de vegetais, peixe fresco, pães rústicos, legumes e vinho, mas também indica o consumo de carne vermelha, carne de porco, laticínios locais e batatas.
O que é permitido na Dieta Atlântica?
Essa dieta é especialmente adequada para prevenir e tratar doenças cardiovasculares porque é rica em gorduras boas e antioxidantes saudáveis. Além disso, ela é capaz de ajudar a perder peso, já que proíbe alimentos processados, açúcar e frituras. Para segui-la, você deve consumir os seguintes alimentos:
1. Sopas
A Dieta Atlântica inclui uma grande variedade de sopas e ensopados com mariscos, feijão, nabos, verduras, ervas e tomates. De acordo com cientistas da Universidade Penn State, consumir sopas de baixa caloria como aperitivo pode reduzir a ingestão total de calorias durante uma refeição para perda de peso.
2. Frutos do mar
O local onde a Dieta Atlântica é seguida fica na costa atlântica. Trata-se do paraíso para amantes de frutos do mar. O bacalhau é um peixe consumido com frequência – além da sardinha. Essa é uma opção repleta de ômega-3, benéfico para proteção cardíaca, e vitamina D.
3. Vegetais de folhas verdes
Couve, repolho e nabo são vegetais muito populares nessa região, e muitas vezes são incorporados às variedades de sopa. Esses alimentos são ricos em vitaminas A, C e K. Conforme um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a vitamina K pode ajudar a reduzir a calcificação da artéria coronária, fator de risco para doença cardiovascular.
4. Batata
Embora muitas vezes classificada como fracasso nutricional, a batata contém uma quantidade significativa de fibras, vitamina C, potássio e vitamina B6. Essa última, segundo a Harvard School, é uma excelente forma de prevenir o risco de ataque cardíaco em mulheres.
5. Feijão
Ele oferece muitos nutrientes saudáveis para o coração, incluindo ácido fólico, potássio e fibras solúveis, que ajudam a manter os níveis de colesterol sob controle.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!