Uncategorized

Coxinha de mandioca: aprenda a preparar uma receita saudável

Por Redação Doutíssima 14/07/2015

Nem sempre aquele lanchinho da tarde precisa ser calórico e nada nutritivo. Com a coxinha de mandioca, é possível degustar uma receita saborosa e rica em benefícios. A raiz possui dois tipos de carboidratos, a amilose e a amilopectica, que juntos fazem com que a glicose seja liberada mais devagar no organismo. Esse processo previne picos de açúcar no sangue.

 

Com sua produção incentivada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a mandioca é vista como um dos alimentos essenciais no combate à fome pelo mundo.

coxinha de mandioca

Coxinha feita com mandioca é uma alternativa para quem não pode consumir glúten. Foto: iStock, Getty Images

Por ser resistente aos períodos de seca e aos solos áridos, ela tem um cultivo bastante disseminado nos países mais quentes. Essa raiz pode ser consumida tanto in natura como em outras receitas. Saiba como fazer coxinha de mandioca.

 

Receita de coxinha de mandioca

Ingredientes:

Massa

 

– 750g de mandioca

– Sal a gosto

Recheio

 

– 2 peitos de frango

– 1 tomate

– 1 cebola

– Salsa a gosto

– Cebolinha a gosto

Para empanar

– Farinha de rosca

– Clara de ovo

Modo de preparo:

 

Para a massa, cozinhe a mandioca em fogo médio, acrescentando sal a gosto. Depois que a mandioca estiver cozida, espere esfriar por 10 minutos. Passe a mandioca no moedor de carne ou esmague-a levemente. Amasse com as mãos até formar uma massa consistente.

 

Para o recheio, refogue o frango em óleo vegetal por, aproximadamente, três minutos. Acrescente água até que cubra todo o frango e deixe cozinhando. Quando estiver cozido, escorra o frango e espere que esfrie. Desfie a carne e tempere com o tomate, a cebola, a salsa e a cebolinha.

 

Faça círculos com a massa de mandioca e disponha sobre uma mesa. Vá preenchendo com o recheio e fechando, dando a forma de coxinha de mandioca. Quando estiverem prontas, passe na clara de ovo e coloque na farinha de rosca.

 

Para evitar a fritura, você pode optar por assar as coxinhas no forno por 20 a 30 minutos – ou até que elas fiquem douradas. A receita rende 30 porções.

 

coxinha de mandioca 

Consuma coxinha de mandioca com moderação

Apesar de saudável, a coxinha de mandioca não é um lanche para abusar no consumo. Se comparada com a batata, a raiz é aproximadamente 30% mais barata. Porém, a quantidade de vitaminas e calorias é bem maior.

 

Estudos da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, mostraram que 100g de mandioca têm três vezes mais valor calórico que a batata.

 

Em contraponto a isso, a composição de carboidratos da mandioca prolonga a sensação de saciedade, que reduz a fome. Nas dietas, ela é muito utilizada como complemento da alimentação, principalmente por parte dos diabéticos, já que não causa picos de glicemia.

 

Para quem quer emagrecer, não se recomenda ingerir a raiz junto com outros alimentos ricos em carboidrato, como macarrão e pães.

 

Graças à mandioca, os celíacos também podem variar mais o seu cardápio. Dados do Ministério da Saúde apontam que, aproximadamente, dois milhões de pessoas sofram com a intolerância ao glúten no Brasil. A mandioca é fonte de farinhas, polvilho e a própria tapioca, que oferecem proteínas e carboidratos.

 

Prepare a receita da coxinha de mandioca para quem é celíaco, certificando-se sempre de que nada contenha glúten.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!