Receitas

Pão de queijo de tapioca: conheça os benefícios desse lanche

Por Redação Doutíssima 14/07/2015

Por serem bastante gordurosos, os pães de queijo acabam saindo da dieta de quem quer perder peso. Porém, uma receita mais saudável pode ser preparada por quem busca uma opção prática e menos calórica: o pão de queijo de tapioca. Feito com a mesma fécula de mandioca que se vende nos supermercados, ele fica com uma consistência cremosa semelhante à receita tradicional.

 

Um estudo da Universidade de Newcastle em Tyne, no Reino Unido, constatou que a mandioca é rica em compostos com ação anti-inflamatória, protegendo não apenas contra bactérias, mas também evitando o câncer de cólon, a leucemia e contaminações por fungos. Desfrute desses benefícios com uma saborosa receita de pão de queijo de tapioca.

pao de queijo de tapioca

A tapioca é uma alternativa saudável no preparo de receita de pão de queijo. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios do pão de queijo de tapioca

Bastante comum no Nordeste e Norte brasileiro, a farinha de tapioca é um produto feito a partir da fécula que é extraída das raízes da mandioca, sendo de grande aproveitamento industrial. Ela é utilizada como matéria-prima para processar inúmeros alimentos. Como não possui glúten, a tapioca também pode ser ingerida por quem tem intolerância à substância.

 

Na sua composição existem altos teores de carboidratos e proteínas, com baixa concentração de lipídios. Além disso, é uma grande fonte de energia, oferecendo ferro, cálcio e vitaminas do complexo B.

 

O gosto do alimento é neutro, podendo ser recheado com diferentes sabores. No caso do pão de queijo de tapioca, o sabor predominante é o do requeijão, resultando em uma receita suave.

 

A farinha de tapioca funciona como substituta para carboidratos, como pães, batatas e massas. Por isso, é um alimento que ajuda nas dietas hipocalóricas, em função do baixo teor de sódio e das poucas calorias.

 

Com alto índice glicêmico, o pão de queijo de tapioca oferece uma boa reposição dos estoques de glicogênio muscular e hepático após os treinos de musculação e aeróbico.

 

Na farinha de tapioca, também existe uma grande concentração de vitamina K. Segundo pesquisas da Universidade Tufts, em Boston, nos Estados Unidos, esse composto funciona como um tratamento complementar para quem usa medicamentos anticoagulantes.

 

Ela é benéfica para quem já passou por problemas cardiovasculares, como enfarte, trombose e acidente vascular cerebral.

 

A vitamina K atua nas funções mentais, sendo uma aliada no combate ao Alzheimer. Estimulando a atividade neuronal do cérebro, ela melhora casos de estagnação mental e mantém as vias dos neurônios sempre ativas e sem radicais livres.

 

Como preparar o pão de queijo de tapioca

No pão de queijo feito com tapioca, os ingredientes são bastante acessíveis e você pode desfrutar de todos os benefícios que a farinha proporciona. Confira os ingredientes e o modo de preparo.

 

Ingredientes:

 

– 1 colher de sopa de tapioca hidratada

– 1 ovo inteiro

– Requeijão ou creme de ricota light

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Bata um ovo inteiro com o batedor específico ou um garfo. Acrescente a tapioca e o requeijão, batendo tudo até obter uma massa mais consistente.

 

Se você acha que o pão de queijo de tapioca está com muito gosto de ovo, adicione mais colheres de tapioca ou requeijão. Coloque nas formas especiais ou distribua em bolinhas em uma forma grande. Asse no forno a 180ºC e espere até que fiquem douradinhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!