Quando o desejo de comer uma deliciosa sobremesa aparece muitas vezes é difícil controlar. Você sabe que isso pode prejudicar a dieta, então logo pensa em buscar opções saudáveis, como um doce sem açúcar. Pois saiba que isso é possível graças à maravilhosa química das frutas, um grande auxílio nessas horas.

 

Perigo do açúcar para a dieta e sua saúde

O açúcar possui muitas calorias e não contém nutrientes, ou seja, essas calorias são consideradas vazias. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), nos últimos 50 anos houve a adição cerca de 68 gramas diárias de açúcar na dieta dos brasileiros.

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Alternativa saudável e prática de doce sem açúcar é o sorvete de banana. Foto: iStock, Getty Images

A última pesquisa sobre o assunto mostra que o brasileiro consome até 150 gramas por dia. A média mundial é de apenas 57 gramas. Além de contribuir para o ganho de peso, o açúcar quando consumido em excesso pode causar outros problemas de saúde.

Uma disfunção metabólica, por exemplo, é capaz de levar à resistência à insulina – fator considerado como controlador principal de muitas doenças, incluindo síndrome metabólica, obesidade, doença cardiovascular e, especialmente, diabetes tipo II. É o que indica um estudo do Centro de Nutrição Humana da Universidade do Texas, nos Estados Unidos.

 

Uma outra pesquisa publicada na revista Integrative Cancer Therapies indica que níveis de insulina constantemente elevados também contribui para o câncer. O uso de adoçantes nem sempre é uma boa substituição, já que eles também podem oferecer malefícios para a saúde.

 

O ideal é diminuir o consumo de açúcar, inclusive controlando a ingestão de frutas. Mudar para opções mais saudáveis também pode ser uma saída.

 

O açúcar de coco é uma delas, que contém nutrientes como ferro, zinco, cálcio e potássio, juntamente com alguns ácidos graxos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes capazes de fornecer alguns benefícios para a saúde. Além dele, o açúcar demerara e mascavo ainda são excelentes opções.

 

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É possível preparar um doce sem açúcar?

Usar frutas é uma ótima maneira de preparar um doce sem açúcar. Se você está em uma dieta de perda de peso, precisa controlar bem o cardápio e isso inclui cuidar a quantidade de frutas que você consome. Por isso, procure usá-las sempre em lanches entre refeições ou em seu café da manhã.

 

Uma opção muito saudável de doce sem açúcar é o sorvete de banana, que utiliza apenas um ingrediente e possui sabor e consistência muito parecidos com as opções industrializadas. A consistência do sorvete de banana sem a utilização de outros itens decorre do seu alto teor de pectina. Confira a receita:

 

 

Sorvete de banana

 

Ingredientes:

3 a 4 bananas média

 

Modo de preparo:

Retire a casca das bananas e corte a fruta em rodelas. Leve ao congelador e garanta que fiquem lá durante pelo menos 2 horas, mas de preferência deixe-as durante toda a noite. Elas precisam estar bem congeladas para o próximo passo.

 

Quando elas atingirem esse ponto, é só colocar as bananas no liquidificador ou processador de alimentos e deixar bater até mudar a sua consistência. Você pode consumir na hora ou levar ao congelador para comer mais tarde.

 

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