Exercícios

Cross fight: modalidade promete perder até 1.200 calorias

Por Redação Doutíssima 29/07/2015

Aprender diferentes lutas em uma única modalidade é possível através do cross fight. Sem monotonia, esse treino pesado foi criado no Brasil, sendo uma espécie de treinamento físico funcional para lutadores, incluindo movimentos de MMA, Wrestling e Muay Thai.

 

Se todas as etapas forem bem executadas, durante uma aula é possível perder até 1.200 calorias, consistindo em uma atividade que mexe bastante com o metabolismo. É necessário cuidado para não se machucar, mas a garantia é de uma preparação típica de profissionais. Conheça melhor o cross fight e comece a lutar.

cross fight

Treino que une movimentos de várias lutas ajuda a reduzir o estresse do dia a dia. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios das aulas de cross fight

Melhor funcionalidade cardiorrespiratória, redução do estresse, alongamentos facilitados, definição corporal e potente perda de gordura são os principais benefícios do cross fight.

 

Nesse treino, cada pessoa participa de exercícios bem funcionais, incluindo passos de luta, como joelhadas, cotoveladas, chutes circulares, corrida, simulações de defesa na queda, além do uso de medicine ball.

 

Quem deseja definir o corpo com a modalidade, deve praticá-la de três a cinco vezes por semana, alternando os dias de prática do cross fight com corridas. Se preferir realizar o treino todos os dias, o ideal é que se trabalhe um grupo muscular em cada dia.

 

Dos 14 aos 70 anos é possível participar das aulas. Cada dia de treino é modificado de acordo com as necessidades específicas de cada aluno. Os professores costumam criar planilhas individuais do treinamento, destacando a evolução progressiva, técnica e física.

 

Antes de começar, a consulta médica é imprescindível para garantir a segurança. Além disso, as lutas só podem ser realizadas com acompanhamento de profissionais habilitados e preparados. É possível praticá-las em casa, mas sempre sob orientação de alguém que conheça os movimentos.

 

Cross fight proporciona maior disciplina

Na Universidade de Tel Aviv, em Israel, um estudo descobriu que crianças que praticam esportes, principalmente relacionados a lutas e artes marciais, demonstram poder maior de autocontrole e disciplina, bem como redução da agressividade.

 

A pesquisa também constatou que os melhores resultados eram obtidos com os meninos, porque as artes marciais trabalham corpo e mente tão bem quanto as terapias convencionais, com o diferencial de que agem na diminuição das emoções negativas.

 

No caso das mulheres, as principais vantagens se relacionam com a possibilidade de prevenir artroses e artrite reumatoide.

 

Sono melhor é outro benefício do cross fight, principalmente para os idosos. Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, verificaram que as lutas agem na qualidade do relaxamento corporal. No entanto, ainda avaliam se a prática não deixa as pessoas mais agressivas nesse caso.

 

Praticar artes marciais, ou modalidades integradoras de lutas, desenvolve uma nova capacidade de se comportar. Tanto psíquica quanto socialmente, a pessoa internaliza um senso de hierarquia, regras e ética a partir dos treinos.

 

Antes e depois de cada aula, é fundamental fazer alongamentos para evitar lesões. Também é necessário respeitar os próprios limites corporais e seguir estritamente as orientações do professor. Apenas com os exercícios diários, foco e disciplina, é possível perceber as melhoras no corpo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!