Especialidades

Absorvente externo: saiba como usar e qual o melhor para cada ocasião

Por Redação Doutíssima 19/05/2014

Existente há mais de 50 anos no Brasil, o absorvente externo passou por muitos avanços no período, desde a confecção com abas, até alterações que provocaram maior ou menor absorção de fluxo e tamanho.

Você sabia que há modelos de absorvente externo que não são muito benéficos? Um exemplo são os produtos à base de perfume, que aumentam muito a chance de causar alergia, bem como a linha “sempre seca”, que pode causar ressecamento.

absorvente externo

Mesmo com outras opções, absorvente externo ainda é o mais usado por mulheres. Foto: Shutterstock

Apesar disso e embora haja outras opções, o absorvente externo ainda é o tipo mais escolhido pelas mulheres. Tal condição se deve, principalmente, à maior variedade do produto (sempre existe um que melhor se adapta a cada tipo de mulher) e a sua acessibilidade de preço.

Como usar o absorvente externo

Para o uso do absorvente externo, é preciso retirar fita adesiva que o envolve na parte de trás. Pressione sob o centro da sua calcinha, até que ele fique fixado nela. Quando o produto tiver abas, retire também as fitas das laterais do absorvente externo, dobre as abas nas laterais da calcinha. Para retirá-lo, simplesmente puxe o absorvente externo da calcinha.

Após retirá-lo, dobre-o em um pedaço de papel ou plástico, colocando-o posteriormente na lixeira. Nunca jogue o absorvente externo no vaso sanitário para não entupi-lo. Lave bem as mãos após o processo.

A frequência da troca varia de mulher para mulher devido ao fluxo menstrual de cada uma. O importante é manter-se sempre limpa. Se usado por um longo período de tempo, pode ocorrer vazamento de fluxo na roupa da mulher.

O recomendado é que se troque o absorvente externo a cada 4 ou 6 horas. Ou um pouco antes, caso o fluxo seja muito abundante. Durante a noite, provavelmente você usará o absorvente por mais tempo, devendo optar por absorventes de uso noturno.

A escolha do absorvente externo

Embora nas propagandas de absorvente externo as mulheres estarem sempre de bem com a vida – lindas, passeando livremente, usando vestidos e roupas brancas -, na vida real, isso não é bem assim.

Toda mulher sabe que há certa insegurança nos dias de fluxo menstrual, principalmente na hora de escolher o figurino. Desde as “toalhinhas” do tempo da vovó a uma grande variedade dos produtos nos dias atuais, muita coisa mudou no quesito saúde e higiene íntima feminina.

São basicamente dois, os externos e internos, descartáveis e companheiros num dos períodos mais críticos para as mulheres: a menstruação. Graças a iniciativas dos fabricantes, o absorvente externo tem sido produzido buscando alternativas para tornar “aqueles dias” menos traumáticos.

Atualmente, ao entrar numa farmácia, são inúmeras as opções, principalmente de absorvente externo. Ainda assim, sempre é bom obter algumas recomendações por parte de um ginecologista para auxiliar na decisão de uso.

Uso diário

Apesar de ser comum entre as mulheres, o absorvente externo requer cuidados quanto ao uso. Eles são produzidos para conter qualquer tipo de secreção vaginal fora do período menstrual.

Recomenda-se sempre solicitar informações junto ao seu médico na hora de escolher o absorvente mais indicado para a sua saúde. Os absorventes diários são indicados apenas quando o fluxo está muito fraco ou quando se usa algum tipo de remédio intravaginal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Absorventes externos, internos ou coletor menstrual: qual escolher?

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual

Fase Lútea – Como calcular a fase lútea e o ciclo menstrual

Saiba passo a passo como tomar o anticoncepcional e evite surpresas no seu ciclo menstrual

Menstruação atrasada: o que pode ser?

Sexólogo responde dúvidas dos leitores sobre: ardência no sexo, orgasmo, prazer e absorvente interno

Anel anticoncepcional: Saiba como usar este método contraceptivo e evite surpresas