Não adianta fazer diferentes tipos de abdominal se o seu objetivo é perder gordura. Para emagrecer, é necessário realizar exercícios aeróbicos, que exijam trabalho do metabolismo e o deixem acelerado. No entanto, são os abdominais que fortalecem a região central do corpo, dando estabilidade para as atividades e definindo a musculatura.
Durante o inverno, as academias lotam de pessoas que desejam ficar com o corpo em boa forma para o verão. Mas não é apenas lá que o abdômen pode ser trabalhado. Mesmo em casa, você pode realizar vários tipos de abdominal. Combinando a uma caminhada ou corrida, seu treino se torna ainda mais potente e alia saúde e bem-estar.
Tipos de abdominal para fazer na academia
Segundo um estudo da Universidade de Oxford, o acúmulo de gordura na região abdominal pode estar relacionado às altas taxas de colesterol. Esse problema predispõe o corpo às doenças cardiovasculares, que podem ser prevenidas com a prática de exercícios físicos.
Na academia, a grande disponibilidade de aparelhos permite que você faça uma combinação de exercícios aeróbicos, para eliminar os pneus, e diferentes tipos de abdominal para fortalecer os músculos e melhorar os resultados.
1. Abdominal inferior
Exigindo contração da musculatura abdominal o tempo todo, esse exercício precisa ser feito no aparelho que permite manter apoio nas costas, com mãos firmes e braços seguros, para não forçar a coluna.
Comece com as pernas esticadas e dobre devagar os joelhos, direcionando ao peito. Controlando o movimento, estique novamente as pernas. Faça poucas repetições para não sobrecarregar o corpo.
2. Abdominal na bola
Força e tonicidade muscular são os benefícios do abdominal feito na bola inflável. Para fazê-lo, deita-se sobre a bola e mantêm-se as pernas em um ângulo de 90 graus, apoiando os pés no chão. Erga o tronco até que a barriga provoque a sensação de queimação. Solte o ar durante os movimentos e contraia o abdômen, inspirando conforme retorna à posição inicial.
Veja alguns tipos de abdominal para fazer em casa
Os abdominais não devem ser feitos todos os dias. Por sobrecarregarem muito a musculatura, causando lesões e dores, o ideal é que sejam integrados a um programa de exercícios.
Variar os tipos de abdominal possibilita um resultado melhor que praticar sempre o mesmo intensamente. Veja agora opções de exercícios para fazer em casa.
1. Abdominal tradicional
Quem vai começar a praticar abdominais precisa começar pelo mais simples. No abdominal tradicional, a pessoa fica deitada com as costas no chão e pernas flexionadas, com os joelhos apontando para o teto e pés no chão. O movimento é feito levantando a parte superior do corpo, forçando apenas os músculos do abdômen lentamente.
2. Abdominal oblíquo
Trabalhando a parte lateral do abdômen, esse é um dos tipos de abdominal mais comuns, pois dá forma ao famoso “oblíquo” masculino, aquelas marquinhas que descem da barriga à virilha.
Flexione e cruze uma perna sobre a outra. Apoie a panturrilha de uma das pernas no joelho da outra. Um braço fica atrás da nuca e o outro permanece ao lado do corpo. O braço que se flexiona deve ser contrário à perna dobrada.
Nessa posição, eleve o corpo tentando encostar o cotovelo na perna apoiada. Pessoas com problemas na região cervical devem evitar esse abdominal.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!