Moda

Conjuntos que lembram pijamas estão em alta para o inverno

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Quem nunca acordou e sentiu vontade de permanecer de pijamas o dia inteiro? Agora, esse desejo pode se tornar realidade. Grifes como Louis Vuitton e Marc Jacobs destacaram o status fashion das roupas de dormir e lançaram a tendência do “pijamismo” – permitindo que as peças invadam as ruas e escritórios.  

Um levantamento realizado por acadêmicos da Universidade Regional de Blumenau (Furb) constatou que conforto e feminilidade é o que a maioria das entrevistadas busca na hora de comprar pijamas. E foram justamente nesses quesitos que Marc Jacobs se inspirou ao lançar a tendência dos conjuntos: proporcionar comodidade e elegância nos looks do dia.

pijamas

Rihanna chamou a atenção ao surgir com look pijama e sutiã visível. Foto: Instagram, Reprodução

 

Pijamas nos holofotes da moda

Quem explica melhor a origem da moda dos pijamas é a estilista e personal stylist Gabrieli Vargas. “A tendência do ‘look pijama’ deu pinta nas passarelas internacionais lá por 2012  e, desde então, vem fazendo sucesso nos looks do dia das it girls e fashionistas”, explica ela.

Conforme aponta a personal stylist, a moda consiste em usar conjuntos de pijamas, geralmente confeccionados em seda ou crepe, que são mais soltinhos no corpo e têm a mesma cor e estampa na parte de baixo e na de cima. Trata-se de uma tendência de homewear (roupa de casa) que invade as ruas.

Várias famosas já mergulharam na tendência e ousaram na produção com pijamas. O ‘slip dress’, que nada mais é do que um vestido em cetim, com estrutura de camisola, já dominou o tapete vermelho. O toque acetinado, os detalhes em renda e as alças fininhas conferiram charme aos looks de atrizes como Anne Hathaway e Nicole Richie.

Como usar pijamas no dia a dia?

Se você adora ousar e embarcar nessas tendências de moda bem conceituais, para o trabalho ou um jantar, vale a pena seguir algumas dicas de estilista para não errar na composição do visual. “O pijaminha tem que ficar bem arrumado”, destaca Gabrieli.

Segundo ela, o ideal para investir nesse tipo de produção é combinar os pijamas com saltos altos ou flats (sapatos sem salto, como sapatilhas, oxfords e mocassins) mais elaborados, com materiais em verniz ou com aplicações. Também é importante incluir acessórios, um make e um penteado  elegante no look.

O principal cuidado ao investir nos pijamas é evitar que o look fique largado demais, como se você realmente só tivesse usado o conjunto por preguiça de trocar de roupa ao acordar. São os complementos que vão definir a posição do look entre fashion ou cafona.

Por isso, se você não sabe como apostar na moda, a dica é começar de forma mais sutil. “Para quem ainda fica insegura em investir na tendência abusando do look total combinado, é possível investir nas calças com estilo pijama. Elas são mais soltinhas, retas e com elástico na cintura”, explica a personal stylist.

As calças de pijama podem ser combinadas com uma camisa jeans ou uma blusa mais soltinha, conforme indica Gabrieli. “Assim, o look fica moderno, descolado e confortável. É permitido combinar até com rasteirinhas. Super cool!”, finaliza ela.

Gostou das dicas para usar pijamas no dia a dia? Acha que a moda vai pegar ou só vai permanecer nas passarelas? Deixe um comentário!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!