Moda

Como encontrar o melhor decote para você

Por Redação Doutíssima 19/09/2013

O decote está entre os detalhes que mais chamam a atenção no look feminino. Polêmico, ele também é bastante democrático: há opções para todos os gostos. Na hora de escolher, o maior desafio é encontrar o tipo que faz você se sentir bem.

Tipos de decote

O decote certo pode equilibrar proporções, aumentar o comprimento do pescoço e embelezar o visual. Veja como cada um deles é capaz de valorizar o seu corpo e aproveite para variar nas composições:

  • Assimétrico

Moderno e elegante, ele ajuda a atrair os olhos para o busto e tira a atenção da área de barriga ou quadril. Auxilia ainda a criar a ilusão de ombros estreitos e não afeta a forma do rosto. Costuma ser indicado para quem tem o pescoço mais alongado.

  • Canoa

Cria uma aparência moderna e dá a impressão de pescoço e ombros finos. É ótimo para quem tem seios grandes. Ótimo para pessoas com formato de corpo pera e ampulheta.

  • Bardot

Parecido com o canoa, esse estilo geralmente deixa os ombros mais de fora. Pode funcionar bem para mulheres com busto maior, deixando a atenção longe dos quadris e barriga. É um dos favoritos para mulheres com corpo forma de pera.

  • Redondo

Aqui a gola é redonda e mais próxima ao pescoço. Ele fica melhor em mulheres com um busto menor e um pescoço fino. Esse decote funciona bem para corpo ampulheta, pera e retângulo.

  • Profundo

Esse estilo funciona bem em mulheres com pouco seio e ombros mais estreitos. Normalmente, vai até abaixo das costelas, mas também há outros que caem até o umbigo.

  • Quadrado

É um grande estilo para mulheres com um busto grande, pois cria um olhar mais amplo para a parte superior do corpo. Deve ser evitado se você tem um rosto quadrado, pois não cria um bom conjunto.

decote

O importante do decote é que ele faça você se sentir bem. Foto: iStock, Getty Images

Principais tendências em decote

Quando se trata de buscar novas tendências de moda, as celebridades são sempre referências fortes. Já foi possível ver em muitos tapetes vermelhos e eventos uma variedade de decotes para essa nova temporada. No Oscar 2016, por exemplo, a maioria das atrizes usou um decote profundo.

Foram várias as beldades que resolveram ousar, dentre as quais destacam-se Olivia Wilde, Margot Robbie e Charlize Theron. Já a cantora Taylor Swift também surpreendeu – embora tenha usado seu modelo ousado em uma festa pós-evento. Ou seja, essa é uma tendência forte.

Estilo que também promete entrar com tudo nessa temporada é a gola alta, que deu as caras nas últimas semanas de moda. Entre as fashionistas que aderiram à moda durante os desfiles internacionais estão as blogueiras Thassia Naves e Camila Coelho.

Nesse caso, são duas as regras principais: dar preferência ao uso de cores neutras e, para quem tem o pescoço mais curto, recorrer a tecidos mais finos, para criar menos volume.