Semelhante a um intenso treino de bicicleta, a aula de spinning ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular. Como é feita sobre um equipamento ergométrico, pode ser praticada, inclusive, por quem possui problemas ortopédicos, desde que supervisionada.
Além disso, a queima calórica é alta, podendo eliminar até 700 calorias por hora, o que a torna excelente para perda de peso.
Na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que a atividade física ajuda também na qualidade do sono. Aqueles que se exercitam adormecem muito mais rápido e melhor que os sedentários. Veja como é feita a aula de spinning e conheça dicas para deixá-la ainda melhor.
Aula de spinning ajuda a queimar gordura
Considerada um treinamento aeróbico potente, com alto rendimento, a aula de spinning ajuda a eliminar gordura. Para as mulheres, a média é de 570 calorias a menos em cada sessão. Já os homens podem queimar até 870, o mesmo que pular corda por duas horas.
Com o treino, é possível ainda tonificar a musculatura do abdômen, dos glúteos, das coxas e das panturrilhas, garantindo maior resistência para o corpo. Entre os benefícios para o organismo, está a redução do colesterol e melhora na pressão arterial, diminuindo a chance de desenvolver doenças coronárias.
O emagrecimento promovido pelo spinning ainda vem acompanhado do enrijecimento das pernas e do bumbum. Com o abdômen fortalecido, ainda fica mais fácil manter uma boa postura, pois o corpo ganha sustentação.
Em uma aula de spinning, os praticantes realizam a simulação de percursos montanhosos, descem lombas com intensidade, sobem morros e modificam os caminhos de acordo com o objetivo da malhação.
Melhore os resultados da aula de spinning
Algumas dicas podem ajudar você a potencializar os resultados e melhorar o condicionamento na aula de spinning. Confira.
1. Use medidor de frequência
É um pequeno aparelho que monitora a frequência cardíaca durante o exercício, possibilitando o controle da queima de gordura.
2. Use sapatilha especial
Apesar da bicicleta do spinning ter um suporte que permite prender os pés, a sapatilha especial de ciclismo melhora a performance. Com sola dura, ela melhora a força da perna e garante mais energia.
3. Modifique os treinos
Não fique sempre no mesmo programa (montanha e rampa, por exemplo). Para ter eficiência e trabalho muscular completo, é importante fazer treinos diferentes, que exigem mais da capacidade física.
4. Use bermuda acolchoada
Como a aula toda é feita sentada praticamente o tempo todo, é comum sentir dores no bumbum. Use uma almofada especial ou bermuda estofada para evitar lesões.
5. Mantenha-se hidratado
A garrafa d’água deve estar sempre à disposição. Quando o organismo está bem hidratado, o rendimento é maior.
6. Leve toalha
Ter uma toalhinha por perto ajuda a controlar a transpiração. Como o treino é intenso, o suor costuma ser forte. É importante manter as mãos e a testa secos para evitar escorregões ou irritação nos olhos.
7. Ajuste o banco
Antes de começar a aula, fique ao lado do banco e o posicione na altura do osso do quadril. Depois de sentar, o joelho deve ficar um pouco flexionado em relação ao pedal. A distância entre o banco e o guidão deve ser a medida do antebraço. Quando sentado, seu joelho não deve ultrapassar a linha da ponta do pé.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!